Sala de apoio à amamentação do César Cals atende 24 horas

5 de setembro de 2016 - 09:32

Durante o plantão, Marília Freitas recebe atendimento na sala de apoio à mulher trabalhadora

Há pouco mais de um ano, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde com a placa da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, como unidade que busca a proteção, a promoção e o apoio à mulher trabalhadora que continua a amentar após a licença maternidade e também àquelas que trabalham informalmente e precisam amamentar ou retirar o excesso de leite.

alt

O mesmo acontece com as mulheres que trabalham no Hospital César Cals e quando retornam da licença maternidade continuam a amamentar. Elas recebem todo apoio do banco de leite humano do hospital e, sempre que necessário, buscam a sala para fazer a retirada do leite, que pode ser levado para casa ao final do expediente como também doado para o banco. O leite doado é destinado aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

É o caso da enfermeira do setor de Neonataologia, Marília Freitas Elias Sorares, que voltou a trabalhar após quatro meses de licença maternidade. Ela é mãe da pequena Bianca, de cinco meses. Durante os dias de plantão no hospital, Marília aproveita para retirar o excesso de leite. Para isso, durante os plantões em que passa o dia todo, ela chega a ir duas vezes à sala de apoio, que fica no banco de leite do hospital. “Assim que eu retornei, fui ao banco de leite para fazer a doação”, lembra. Ela conta que doa todo o excesso de leite retirado e que o benefício é de mão dupla. “Para mim, está sendo maravilhoso. Contribuo com a doação de leite para os bebês da UTI e consigo aliviar a mama cheia e ainda manter a produção”, ressalta.

alt Marília Freitas, enfermeira, durante o plantão na UTI neonatal

Assim como Marília, outras mães de diferentes setores do hospital buscam o apoio da Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta. Além de trabalharem no cuidado a outras mães e recém-nascidos, elas contribuem como doadoras de leite. “É um privilégio trabalhar num local em que oferece um apoio, uma estrutura”, fala a enfermeira.
O banco de leite do Hospital César Cals é referência estadual na atua da promoção, capacitação e apoio ao aleitamento materno. O atendimento acontece 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, e pode ser realizado no próprio banco, que fica na Av. Imperador, 545, Centro de Fortaleza, ou por telefone, pelo número gratuito 0800 286 5678. O banco de leite nunca fecha, assim como o funcionamento da sala de apoio à mulher trabalhadora.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals