Estagiários do Proensino já estão em atividade no Hospital César Cals

26 de agosto de 2016 - 13:49

Os estagiários do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede já estão em plena atividade no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará. Ao todo, seis estudantes integram, desde o dia 8 de agosto, serviços como enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia e serviço social.

Com duração de 12 meses, o estágio tem a proposta de fazer o aluno criar mais vínculo com o serviço e com os profissionais. “O Proensino oportuniza realmente o aluno na vivência da experiência profissional e o aproxima da realidade”, destaca Thais Gomes Falcão Borges, enfermeira responsável do Centro de Estudos.

Para a estagiária de enfermagem, Ilana Moura, a vivência de um ambiente hospitalar é primordial para a sua formação porque permite aliar a teoria estudada em sala de aula à prática cotidiana em um hospital, especialmente quando passa a conhecer melhor a real necessidade de cada paciente. “É um momento único, especialmente por conhecer melhor a saúde pública e poder aprender e cooperar”, afirma a estagiária. Ilana e os outros estagiários atuam nas clínicas médicas, cirúrgicas e obstétricas.

alt

Assim como ela, o estagiário de farmácia, Denisio Marlon Silva Nogueira, afirma que a experiência é bastante enriquecedora porque permite o contato direto com várias patologias, medicamentos de alto custo e a funcionalidade do centro de farmácia de um hospital de alta complexidade. “A importância do estágio se dá com a oportunidade de ter um conhecimento amplo sobre toda a farmácia hospitalar”, ressalta. A atuação dele se estende por áreas como a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), a Dose, onde são preparadas as doses individualizadas com os medicamentos dispensados individualmente para cada paciente, de acordo com a prescrição; nutrição parenteral e farmácia ambulatorial.

alt

Todos os estagiários contam com preceptores e profissionais responsáveis para o acompanhamento e a supervisão quanto ao desenvolvimento de suas atribuições. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais, das quais 16 horas são destinadas ao serviço direto com o paciente e quatro horas direcionadas às atividades de pesquisa, como a produção de seminários e artigos científicos. Os estagiários foram aprovados a partir de uma seleção realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, que contou com uma prova de conhecimentos gerais e avaliação vivencial.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals