Tecnologia contribui para segurança nas cirurgias
27 de maio de 2016 - 09:39
Foto: Assessoria de Comunicação do HGCC
Quando um paciente é internado para fazer uma cirurgia, na maioria das vezes, ele desconhece as técnicas cirúrgicas, os materiais a serem utilizados, entre outras informações técnicas. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, o Serviço de Cirurgia oferece aos pacientes equipamentos modernos que garantem a segurança, qualidade, técnica profissional especializada, além de uma recuperação mais rápida e com menos intercorrências pós-cirúrgicas.
Para Francisca Dorisvan Pinheiro da Silva, que mora em Solonópole, no interior do Ceará, a recuperação ocorreu em 15 dias. Ela voltou hoje para sua cidade após a consulta de retorno realizada na tarde de terça-feira, 24, no ambulatório do HGCC. De acordo com o resultado da biopsia e a avaliação final, ela está bem e teve permissão para viajar. Ela passou apenas três dias internadas. A admissão se deu no dia 9 de maio, a cirurgia foi realizada no dia seguinte, 10 de maio, e no dia 11, ela já estava de alta hospitalar. “Antes da cirurgia de vesícula, ela sentia muitas náuseas, desconforto e dores também. Após a cirurgia, ela não sentiu mais nada”, conta Selma Pinheiro, irmã e acompanhante da paciente.
Essa recuperação mais rápida, com segurança para o paciente, é possível por conta das cirurgias por laparoscopia, ou seja, por vídeo, realizadas no HGCC desde a década de 90. De acordo com Fernando Holanda, chefe do Serviço de Cirurgia, atualmente, o Hospital César Cals conta com equipamentos bem mais modernos, o que permite a realização de procedimentos menos invasivos, mais seguros e com otimização do tempo cirúrgico. “Essas técnicas e modernização dos equipamentos nos faz estar sempre à frente nessa modalidade cirúrgica, o que proporciona muitos benefícios ao pacientes”, frisa o médico. É o que destaca o diretor geral do HGCC, Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, quando afirma que o paciente tem acesso a excelentes serviços num hospital público, como o Hospital César Cals. “Esses equipamentos trazem para o paciente, essencialmente, a segurança e a diminuição do tempo de cirurgia, reduzindo também problemas decorrentes do ato cirúrgico”, afirma.
Para se ter uma ideia, são utilizados, hoje, materiais como bisturi ultrassônico , usado para fechar vasos, sem produzir fumaça, além de diminuir o tempo do procedimento e facilitar a visualização; tesouras ultrassônicas que facilitam a dissecção, pois ao mesmo tempo em que corta o tecido, faz a coagulação dos vasos; grampeadores, utilizados para seccionar e suturar as alças intestinais, ou seja, a medida que se produz o corte, é grampeado, substituindo a sutura manual, entre outros.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals