Pacientes são esclarecidos sobre tratamento de estomaterapia
18 de abril de 2016 - 13:36
Pacientes do ambulatório de estomaterapia do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, participam na quarta-feira, 20, às 14h, no ambulatório, da liga de estomaterapia, atividade de extensão dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará em parceria com os profissionais do HGCC.
A atividade da liga reúne profissionais, alunos e pacientes para esclarecer as dúvidas e questionamentos sobre o tratamento de feridas e demais lesões de pele. Ela possui função de assistência, de ensino e pesquisa. De acordo com Maria Solange Paiva, coordenadora de educação permanente do Centro de Estudos, a técnica adotada será de mitos e verdades. “Os pacientes apontarão o que eles consideram mitos e verdades, por meio de placas, sobre os assuntos apresentados”, esclarece.
Todos os assuntos, como estomias, feridas, incontinências, entre outros, são esclarecidos com o intuito de proporcionar mais melhorias aos pacientes, ou seja, com o conhecimento clínico sobre cada situação é esperado mais sucesso no tratamento. O trabalho, realizado uma vez por mês, busca esclarecer os mitos e verdades sobre algum assunto que relacionado à estomaterapia. Na edição desse mês, o destaque vai para as doenças crônicas e degenerativas.
A estomaterapia é uma especialidade da prática de enfermagem que trata de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária, de acordo com a Associação Brasileira de Estomaterapia. No Hospital César Cals, primeiro do Ceará a ter o serviço, a atuação é desde 1996.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals