Gestantes adolescentes têm acompanhamento intensivo no HGCC

23 de março de 2016 - 10:20

 

Com a chegada da última semana do mês, é chegado também o dia do encontro das gestantes adolescentes com profissionais de saúde, realizado pelo Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará. O encontro, promovido pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Adolescente Gestante (NASA), será na quinta-feira, 31, às 15h, no auditório 1, do Centro de Estudos do HGCC, na Avenida do Imperador, 372, Centro.

Nessa edição, que acontece mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês, as “Práticas em terapia quântica para a promoção de saúde e bem-estar, durante a gestação” será o tema a ser trabalhado com as pacientes e familiares. A palestra será conduzida pelo físico e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Harbans Lal Arora. O momento será voltado para o relaxamento, respiração e meditação, por meio de técnicas quânticas, para estabelecer vivências de práticas simples e profundas, visando o bem-estar e a integração da vida pessoal, familiar, profissional e social.

De acordo com Jakelina Nogueira, enfermeira do pré-natal de alto risco, o maior objetivo do núcleo é a participação de uma equipe multiprofissional diante de uma gravidez inesperada, programada ou não, precoce, na adolescência. “Procuramos preparar as adolescentes tanto nas áreas fisiológicas e psicológicas, durante a gravidez e após”, ressalta Jakelina.  

Os encontros são realizados para fortalecer, as relações, estabelecer o vínculo da mãe com a criança, preparar para todas as etapas do processo antes, durante e após a gestação. A enfermeira coordenadora do ambulatório, Ana Ribeiro, destaca a importância do envolvimento da família. “Com a participação da família, a gestante não se sente sozinha, há uma ajuda no processo de aceitação e fortalecimento do vínculo”, diz. É por meio dessas ações que a gestante se sentem mais seguras quando chegar o momento do parto. São realizadas ainda visitas guiadas às salas de parto, berçário, com as gestantes, para que conheçam o ambiente hospitalar. O acompanhamento acontece antes, durante e após o parto, no planejamento familiar.

O Núcleo, iniciado como projeto no ano de 2012, é um suporte a mais para a adolescente gestante, pois proporciona um acompanhamento intensivo, com a participação de obstetra, enfermeira e psicóloga. Além disso, há a colaboração nas atividades de outros profissionais como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. Por está no inserido no serviço do ambulatório de especialidades, a gestante, nos casos necessários, recebe todos os cuidados em outras áreas clínicas. O número de participantes varia e, em cada reunião a média é de 30 participantes.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals