Profissionais do HGCC participam de curso de reanimação neonatal
8 de março de 2016 - 14:51
Os recém-nascidos do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, na maioria das vezes, precisam de atenção especializada para garantir cuidados mais qualificados. Por se tratar de casos de prematuros extremos, entre outros, os profissionais, cada vez mais, necessitam de conhecimentos técnicos específicos para a aplicação e condução das manobras a serem aplicadas e assegurar a vida dos bebês.
Pensando nisso, o HGCC promoveu o curso “Capacitação de profissionais de saúde em reanimação neonatal e transporte do RN de alto risco”, destinado a médicos e enfermeiros do hospital. Ao todo, 72 profissionais estiveram reunidos, de novembro de 2015 a março de 2016, para vivenciar e praticar o conteúdo referente à reanimação neonatal, reanimação de bebês prematuros em sala de parto, bem como o transporte dos recém-nascidos. Para a médica Willzni Sales Rios, coordenadora do Centro de Neonatalogia e responsável pelo curso, a capacitação é um programa da Sociedade Brasileira de Pediatria, apoiada pelo Ministério da Saúde.
A aplicação do curso no Hospital César Cals está de acordo com a Norma Técnica Nº 16/2014 – MS, que pretende normatizar a capacitação teórico-prática em reanimação neonatal para os profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, conforme o artigo nº3 da Portaria SAS/MS 371, de 7 de maio de 2014, que institui as diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no momento do nascimento no Sistema Único de Saúde. Willzini explica que a aplicação do curso é uma maneira de reduzir a mortalidade neonatal.
“Por ser um hospital terciário, é importante que a equipe de enfermagem que atua em obstetrícia conheça as manobras de reanimação e possa atuar cada vez mais”, diz Mirla Marques, uma das enfermeiras que participou do curso. Segundo ela, após o curso, já há uma atuação maior da equipe de enfermagem junto aos médicos neonatologistas.
Além do Hospital César Cals, outras 40 maternidades, da Rede Cegonha, em todo o Brasil, estão envolvidas com a capacitação de seus profissionais para garantir o enfrentamento da morte neonatal por asfixia e de qualificação e humanização da atenção ao recém-nascido no momento do nascimento.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals