Hospital César Cals reforça segurança do paciente

16 de fevereiro de 2016 - 15:25

A segurança do paciente é um tema recorrente nas discussões entre os profissionais de saúde do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará. Atualmente, a identificação correta do paciente está sendo discutida por setores que lidam diretamente com o paciente, como enfermagem, gerência de risco, Laboratório, Centro de Imagem, entre outros; e também aqueles que estão direcionados ao acompanhamento das ações implantadas, como o escritório da qualidade.

Para reforçar as estratégias em relação à segurança do paciente, mais uma ferramenta começa a fazer parte das medidas já adotadas pelo hospital. A pulseira de identificação terá ainda mais informações essenciais para que os profissionais de saúde possam confirmar e assegurar, no ato de conferência dos dados, que o paciente receba a condução correta do seu tratamento em todos os estágios da internação. Nesse momento, o HGCC está mais uma vez reunindo os profissionais para discutir as medidas, acompanhar os processos e reconduzir as ações nos casos necessários.

Toda identificação do paciente no HGCC está de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS nº529/2013 e a RDC/Anvisa nº36/2013,  que institui o Programa Nacional de Segurança do paciente, no qual devem ser observadas a criação do Núcleo de Segurança do Paciente, notificação de eventos adversos e adoção de medidas para evitar riscos no cuidado em saúde. No HGCC, o paciente é identificado no ato da admissão. O prontuário possui todas as informações relevantes do paciente, como exames, diagnóstico, medicação, evolução do quadro clínico, condutas. A pulseira de identificação vai conter o nome do hospital, o nome completo do paciente, sem abreviações, data de nascimento, nome completo da mãe e o número do prontuário.

Solange Paiva, coordenadora de educação permanente, explica que todo profissional é orientado a conferir os dados do paciente antes de cada procedimento. Segundo ela, esse discurso é trabalhado exaustivamente em todas as unidades do hospital no sentido de alertar aos profissionais sobre os cuidados com a segurança do paciente. Além do prontuário, e da pulseira, os leitos do HGCC possui uma placa com os dados do paciente. Essa é mais uma maneira de reforçar a segurança.

As informações sobre os pacientes devem ser conferidas antes da realização de qualquer exame, administração de medicação, verificação de SSVV ou procedimentos, transferências, entrega de exames, carta de alta, antes da alimentação e com especial atenção antes do paciente ser encaminhado para procedimentos cirúrgicos. Todas as informações servem para permitir mais subsídios aos profissionais de saúde durante a realização de procedimentos. São as informações corretas que asseguram também o sucesso do tratamento, por meio da segurança do paciente.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals