Mais mães doaram leite em 2015
14 de janeiro de 2016 - 16:35
Foram 9346 mães doadoras de leite humano no ano de 2015, de acordo com o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado. Em 2014, foram 6959 doadoras. O crescimento reflete a importância da doação para ajudar a salvar a vida dos recém-nascidos internados na Unidade de terapia Intensiva Neonatal. Cada vez mais as mães estão se conscientizado e doando mais.
Segundo o banco de leite, em 2015, foram feitas mais visitas domiciliares, totalizando 1427 visitas, contra 941 realizadas em 2014. Isso favoreceu o aumento no número de doadoras, pois mais mães foram atendidas e conscientizadas sobre o processo de doação. A parceria com a Residência Integrada em Saúde (RIS) foi uma ação que também contribuiu para a ampliação desse trabalho.
Com mais doadoras, mais bebês foram beneficiados. Ao todo, 2979 recém-nascidos receberam leite doado no ano passado. Em 2014, esse número tinha sido de 2358. Para garantir que esse número cresça ainda mais nesse ano, é preciso que mais mães se sensibilizem e passem a doar leite. O processo de doação é simples. As informações estão disponíveis no site do Hospital César Cals, no endereço www.hgcc.ce.gov.br, ou por meio do número gratuito 0800 286 567. Uma esquipe especializada estará pronta para passar todas s informações, orientar e tirar as dúvidas.
O atendimento também pode ser feito no próprio banco, que fica na Avenida Imperado, 545, Centro. 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, o banco de leite funciona e está pronto para atender às mães. A doadora não precisa se preocupar com o material. O banco fornece os vidros, para acondicionar o leite no congelador, e vai buscar o leite em casa.
Nádia Ribeiro, mãe de Maitê, procurou a ajuda do banco de leite nesta madrugada. Às 2h da manhã, ela ligou porque estava aflita por não conseguir amamentar. Foi quando ela recebeu as primeiras orientações. A primeira filha dela tinha nascido no dia 11 de janeiro e já não mais sabia o que fazer. “Eu estava aflita, não sabia como amamentar. Eu conhecia a teoria, mas a prática é diferente”, relata a mãe. Na tarde de hoje, ela veio ao HGCC e foi atendida no banco pela equipe de enfermagem. Segundo ela, bem mais calma, a realidade é outra. Vai agora para casa bem mais tranquila e segura para amamentar a filha e com promessas de ser uma futura doadora de leite.
Assim como Nádia, outras mães que recebem o atendimento do banco sejam por telefone ou pessoalmente e passam a amamentar corretamente, se tornam mães doadoras. Além de retribuir a acolhida é uma maneira de ajudar outras mães e favorecer a recuperação dos bebês. Toda mãe que estiver amamentando pode doar, por isso, quanto mais doação melhor para ajudar a recuperação dos bebês e reduzir o tempo de internação.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals