Oficina no Hospital César Cals aborda cuidados com recém-nascido

20 de novembro de 2015 - 13:44

 

Cuidado, atenção, amamentação, temperatura adequada, limpeza, horários, maneira correta de segurar o bebê são algumas das observações aprendidas pelas mães e familiares que participam da oficina ABC da Maternidade, no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará. A oficina é realizada todas as sextas-feiras, sempre de 14h às 17h, nas enfermarias de alojamento conjunto, onde as mães ficam juntas ao filho recém-nascido, como maneira de apresentar os principais cuidados que elas devem ter com os bebês.

A atividade é realizada pelos residentes da Residência Integrada em Saúde (RIS) e são, por meio delas, vivenciadas as práticas essências aos cuidados imediatos com o recém-nascido. Os pais e familiares, acompanhantes e visitantes aprendem passo a passo como fazer a limpeza do umbigo, a maneira correta de amamentar, assim como os cuidados na hora do banho, a postura correta para segurar o bebê; direitos sociais, como licença maternidade; além de apoio psicológico. Os residentes participantes são das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social. “É uma atividade de educação em saúde destinada ao usuário e aos familiares. É preciso ter a participação de todos nesse processo”, explica Lorena Landim Farias, preceptora de campo livre da RIS.

Numa tarde de oficina, as mães ficam sabendo que o bebê precisa de apenas um banho por dia, e que seja no horário mais quente. Elas conhecem também a maneira correta de verificar a temperatura ideal da água, que deve ser sentida com a parte debaixo do antebraço. Já para a higienização, o mais indicado é utilizar sabonete líquido neutro, sem perfume, e desprezar o uso de lenços umedecidos. Para a limpeza do umbigo, deve ser utilizado álcool a 70% e cotonete em movimentos circulares de dentro para fora. Esse procedimento deve ser feito três vezes ao dia e continuar por até duas semanas após a queda do umbigo. Esses são alguns dos cuidados trabalhados. Outra dica é nunca balançar o bebê bruscamente. Basta o balançar do corpo da mãe.

alt

Michelle da Silva e Josivan dos Santos Costa são os pais de Maria Cecília, que nasceu no último dia 8 de novembro. Eles ficaram satisfeitos com a oficina. Eram uns dos mais atentos às explicações da equipe de residentes. A chegada da primeira filha inspira mais cuidados e mais conhecimentos para quando forem para casa. “É muito interessante porque a gente aprende mais e da forma correta”, destaca a mãe, que estava ouvindo atenciosamente para não ficar com nenhuma dúvida.

Nas oficinas, os participantes são incentivados a responderem as perguntas, darem opinião e também apresentarem as dúvidas. A equipe busca interagir com todos para que o aprendizado seja satisfatório. Todas as informações transmitidas são demonstradas para esclarecer melhor, além de estimular a participação.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals