Hospital César Cals moderniza nova sala de procedimentos endoscópicos

16 de novembro de 2015 - 13:23

A sala de procedimentos endoscópicos do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, passou por recente reforma e ganhou uma estrutura mais moderna. Novos equipamentos, com arco cirúrgico digital e sistema de endoscopia com imagem de alta qualidade, entre outros, foram montados para favorecer o diagnóstico e permitir a realização de procedimentos cirúrgicos e endoscópicos. De acordo com Ricardo Rangel de Paula Pessoa, chefe do serviço de endoscopia do HGCC, a sala de radioscopia proporciona uma estrutura com mesa de hemodinâmica, arco cirúrgico digital, carro de anestesia, monitorização não invasiva e sistema de endoscopia com imagem de alta qualidade. O médico explica ainda que com o arco cirúrgico, os exames são mais precisos e permitem uma exploração maior e com mais qualidade dos órgãos para o diagnóstico.

São realizados procedimentos mais complexos, como colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE, como é mais conhecida, que é um exame de imagem do sistema digestivo, que inclui a vesícula biliar, o pâncreas e os canais que drenam esses órgãos e o fígado. Com esse procedimento, são examinadas as irregularidades desses órgãos, bem como cálculos e tumores. Além disso, são realizados também colocação de stents, dilatação de estenoses complexas do aparelho digestivo, colocação de próteses esofágicas, antrais e biliares; colocação e retirada de balões intragástrico, para o tratamento da obesidade, em pacientes superobesos, e qualquer outro procedimento endoscópico que necessite de um suporte mais avançado.

No mês de outubro, Rosa Alves Ribeiro, dona de casa que mora no município de Ipu, interior do Ceará, sentiu fortes dores. Ela fez uma ultrassonografia endoscópica no Hospital César Cals e foi detectado um cálculo no coleto, canal que faz a ligação com o fígado. Em seguida, ela foi encaminhada para a sala de procedimentos, onde fez a CPRE e a retirada do cálculo. A paciente conta que não sabia que a sala onde foi submetida ao procedimento tinha toda uma estrutura moderna, voltada para proporcionar resultados com mais qualidade e procedimentos cirúrgicos menos invasivos. “Eu não tinha noção que era dessa forma. Só sei que foi perfeito. Foi o melhor atendimento médico que já tive na minha vida”, relata. Com os resultados em mãos, a dona de casa está medicada e passará por uma avaliação final para ser encaminhada à cirurgia de vesícula e evitar que o problema possa se repetir.

No último mês de outubro, foram realizados 60 exames de CPRE e oito colocações de próteses biliares no Hospital César Cals. Em novembro, já foram 30 exames de CPRE e cinco colocações de próteses biliares. Os pacientes submetidos aos exames são provenientes do ambulatório do HGCC, bem como aqueles internados para a realização de cirurgias. O investimento feito para estruturar a nova sala foi em torno R$ 600 mil e mais R$ 15 mil mensais com os acessórios utilizados.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 98828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals