Medicamentos imunobiológicos reforçam o tratamento reumático
29 de outubro de 2015 - 16:32
De 27 a 31 de outubro, é realizada a Semana de Conscientização e de Combate as Doenças Reumáticas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, que lembra a importância da conscientizar da população sobre as doenças reumáticas, ainda mais quando se torna uma das principais causas de afastamentos no mercado de trabalho em todo o país. No Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, o serviço de Reumatologia atua tanto na área ambulatorial, de internação e tratamento de infusão de medicação de alta complexidade.
O atendimento ao paciente encaminhado tem início no ambulatório, onde o médico conhecerá melhor o histórico do paciente e vai solicitar os primeiros exames, que também realizados pelo hospital. O internamento se dá para a investigação diagnóstica e realização de tratamento das complicações das doenças reumatológicas, como por exemplo, as intercorrências infecciosas que podem acometer ao paciente. Daí a necessidade de internação para intensificar os cuidados.
De acordo com José Gerardo Araújo Paiva, médico coordenador do serviço de reumatologia, o HGCC disponibiliza ainda aos pacientes um centro de infusão, onde são administrados os medicamentos imunobiológicos, de alto custo, indicados para alguns casos, como artrite reumatoide e espondilite anquilosante. É com esse tratamento que muitos pacientes atendidos no Hospital César Cals passaram a ter mais qualidade de vida, voltando a fazer atividades corriqueiras do cotidiano, como abrir uma garrafa de café ou até mesmo pentear o cabelo.
Maria de Fátima Brandão Barroso foi a primeira paciente a ser atendida no centro de infusão do HGCC Ela tem artrite reumatoide e, desde 2008, quando foi inaugurado o centro, ela faz tratamento no hospital. “Antes do tratamento, eu não conseguis nem pentear o cabelo, abrir a geladeira ou até mesmo levantar meus braços”, relata. Ela conta ainda que passava o dia chorando em casa e que mal conseguia andar. “Logo na primeira dose, já deu para andar”, comemora. O tratamento dela prossegue. No início, a aplicação era feita a cada 15 dias, depois passou a ser uma vez por mês e, atualmente, ela vem ao hospital uma vez a cada 12 semanas. A média de permanência para a administração do medicamente é de duas horas.
O uso da medicação imunobiológica é indicado em casos específicos. José Gerardo explica que 20% a 30% dos pacientes podem necessitar, em algum momento da doença, fazer uso desses medicamentos, que são considerados um dos mais avançados para as doenças autoimunes. “Pacientes encontram no Hospital César Cals o que a medicina disponibiliza hoje nos grandes centros do país,” afirma o médico. Ele destaca que esse tratamento é uma possibilidade a mais para a população que sofre com as doenças reumáticas, permitindo mais qualidade de vida.
No Hospital César Cals, são realizados, mensalmente, 440 atendimentos ambulatoriais e 120 atendimentos no centro de infusão. O serviço conta ainda com residência médica em reumatologia, reconhecida Comissão nacional de Residência Médica e uma enfermaria específica para o tratamento das doenças reumatológicas.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 98828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals