Hospital César Cals orienta sobre a higienização das mãos
7 de outubro de 2015 - 17:13
A higienização das mãos é uma das mais simples atitudes para evitar a propagação de infecções no ambiente hospitalar. O Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, constantemente lembra aos pacientes, acompanhantes e visitantes sobre a importância de lavar as mãos antes e após qualquer procedimento.
Os profissionais do hospital também passam por treinamentos e cursos constantes para lembrar as técnicas da lavagem das mãos e qualificar cada vez mais a assistência. Atualmente, mais uma campanha foi lançada para reforçar uma atitude que todos devem observar e executar. Em todos os murais do hospital e também no setor ambulatorial, cartazes sobre a lavagem das mãos alertam sobre o procedimento.
As ações são coordenadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, por meio de uma comissão que atua em todo hospital. Como unidade de alta complexidade, sistematicamente, ações são realizadas para fortalecer as práticas já adotadas por todos os profissionais de saúde. Além disso, os profissionais das áreas administrativas também são alertados sobre a correta higienização. O cuidado se estende a todos que atuam ou passam pelo hospital. Os acompanhantes também são orientados nas reuniões semanais, com o Serviço Social.
Para lavar adequadamente, basta água e sabão. É necessário tirar todo e qualquer adereço, como anel, aliança, pulseira, etc. As mãos devem ser lavadas em todas as partes observando sempre os sete passos essenciais para uma higienização correta. Primeiramente as palmas, em seguida, o dorso, logo após, os espaços entre os dedos, depois, os polegares, as articulações, unhas e extremidades dos dedos e, por fim, os punhos. Por todo hospital, há ainda dispensadores de álcool gel.
Outra maneira de prevenção é a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais, mais conhecidos por EPI’s. O Serviço Especializado em Engenharia Saúde e Medicina do Trabalho é responsável pela dispensação, orientação e monitoramento do uso dos equipamentos, como máscaras, luvas, gorros, óculos, entre outros. Cada ambiente, de acordo com os procedimentos, possui os seus respectivos equipamentos de proteção. Tudo isso está de acordo com as orientações do Comissão de Segurança do Paciente, que atua para garantir o atendimento adequado em todas as etapas do tratamento.
São por meio dessas ações que o HGCC promove o cuidado com o paciente e funcionários. As ações de prevenção e controle de infecção no Hospital Geral Dr. César Cals são permanentes e seguem as condutas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde, por meio de protocolos, normas, rotinas, vigilância epidemiológica, higienização das mãos e protocolo de uso racional de antibióticos, entre outros. São adotadas também as normas internacionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, com atuação no mundo inteiro.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 9 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals