Curso aborda atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso
28 de agosto de 2015 - 16:00
Durante quatro dias, profissionais médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e psicólogos estiveram reunidos no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da saúde do Governo do Estado, para o curso Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru, que foi realizado de 24 a 28 de agosto. Os participantes do curso foram de hospitais da rede pública estadual, como Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, como também da rede privada.
O cuidado com qualidade do tratamento e recuperação das mães e dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal exige qualificação e assistência especializada. Daí surge a necessidade de realizar a capacitação. Como hospital de referência, o curso ministrado no HGCC, busca promover a otimização da assistência neonatal por meio da educação permanente, ou seja, uma continuidade da formação dos profissionais de saúde envolvidos em maternidade para a qualificação contínua, numa busca pela qualidade e renovação da teoria e da prática.
A primeira edição de 2015 abordou os cuidados individualizados, inserção da família para os cuidados com o bebê, inserção psicossocial do recém-nascido, aleitamento materno, desenvolvimento neuropsicomotor, assistência ao cuidador neonatal, entre outros. A última edição do curso foi no final de novembro de início de dezembro de 2014. Conforme a necessidade é realizada uma edição por semestre. O encerramento foi nesta sexta-feira, 28, no Centro de Estudos do HGCC.
A partir de segunda-feira, 31 de agosto, inicia o segundo módulo da terceira etapa do I Curso de Capacitação de Tutores para o Método Canguru na Atenção Básica: Cuidado Compartilhado, proposta do Ministério da Saúde que recebe apoio do Hospital César Cals. O evento vai dar continuidade à qualificação dos profissionais das unidades básicas. De acordo com Natércia Bruno, enfermeira responsável, a qualificação da atenção básica visa favorecer o acesso da família, após alta hospitalar da mãe e do bebê, que é a terceira etapa do método. Com isso, não é mais necessário o deslocamento da mãe e do bebê ao hospital. Ela pode ir ao posto de saúde mais próximo de casa, especialmente aquelas que moram no interior.
Por ser a unidade de referência estadual, o Hospital César Cals é responsável pela realização dos cursos internos e externos, de palestras, de encontros para discutir e qualificar seus profissionais e os de outras unidades que já trabalham com o método ou que passarão a oferecer os cuidados do Canguru.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 98828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals