Nova turma do internato é recepcionada no Hospital César Cals
3 de julho de 2015 - 13:54
Os novos internos de medicina foram recepcionados na manhã desta sexta-feira, 3, no Auditório de Telemedicina do Centro de Estudos do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde. Estiveram presentes à solenidade, diretores, chefes de serviço e coordenadores, que fizeram uma apresentação da estrutura e do cotidiano hospitalar, bem como dos serviços das clínicas médica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica.
Em sua primeira fala como atual diretor médico do HGCC, Léo Pires Cortez, representando a direção do hospital, destacou o conhecimento sedimentado na faculdade e novo momento que surge fora dos muros da universidade e a oportunidade de aprimorar os dotes científicos. Já o médico Rafael Felipe, coordenador do internato médico, destacou o momento atual que os novos residentes irão assumir e a mudança no currículo do internato, que teve a carga horária reduzida. Ele também ressaltou um dos diferenciais do HGCC que é a integração entre as clínicas e suas diversas especialidades.
A parte humanizada da recepção e do olhar médico coube a Janedson Baima, presidente do CEAP, que despertou a atenção dos novos residentes para o lado humano da medicina. Em suas palavras, o destaque para influência que o médico tem no corpo, na mente e na alma do paciente, ou seja, a importância do médico na vida das pessoas. Segundo ele, é necessário “colocar-se no lugar do paciente, a compaixão pelo outro”, diz.
A solenidade de recepção proporcionou a ainda a oportunidade de lembrar aos novos internos e a todos os presentes a necessidade e o cuidado com a higienização das mãos. O médico e preceptor da cirurgia, Francisco Osmar Arruda, enfatizou a importância de lavar as mãos, contribuindo para a prevenção da infecção hospitalar.
Ao final, os chefes das clínicas presentes, bem como coordenadores de serviços, apresentaram os seus respectivos setores, como A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Centro de Farmácia, Centro de Nutrição, Laboratório e Centro Cirúrgico Geral. Com a chegada dos internos, as 90 vagas disponibilizadas para o internato foram preenchidas. As vagas são distribuídas entre diversas universidades, como Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campi Fortaleza e Cariri, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), e o s estudantes serão encaminhados para atuação nas clínicas médica, ginecológica e obstétrica e cirúrgica.
Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals