Cirurgia Segura é tema de seminário no Hospital César Cals

26 de maio de 2015 - 14:02

A cirurgia segura tem sido um dos temas mais em evidência no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde. Como foco nessa temática, foi realizado na manhã de segunda-feira, 25, o II Seminário Cirurgia Segura para todos os profissionais cirurgiões, tocoginecologistas, residentes de medicina e enfermagem do centro cirúrgico, centro de material e enfermarias cirúrgicas. Nesta segunda edição, o propósito é estimular as diretrizes abordadas no primeiro evento e fortalecer a cultura de segurança do paciente no HGCC, tema que continuamente é discutido na unidade.

A cirurgia segura é um tema definido pela a Organização Mundial da Saúde e adotado pelo Ministério da Saúde. Os assuntos abordados nessa edição, por profissionais do HGCC e do Hospital Geral de Fortaleza, buscaram destacar as diretrizes para a efetivação da cirurgia segura o que implica na redução da taxa de infecção e redução da taxa de permanência hospitalar. Uma das diretrizes evidencia a importância do uso da lista de verificação de segurança cirúrgica, que apresenta elementos para identificação do paciente e doas cuidados ante, durante e após os procedimentos.

A participação dos residentes evidencia a formação dos novos profissionais. No HGCC eles já são inseridos nos processo para observação e aprendizado, o que vai garantir mais conhecimento para atuação posteriormente. O II Seminário de Cirurgia segura é mais uma ação definida e promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, com apoio e direcionamento do Centro de Estudos, que é responsável pela a educação continuada na unidade e que, nos últimos anos, implantou e vem desenvolvendo a cultura de segurança do paciente.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals