Mães doadoras de leite ganham certificados no Hospital César Cals

19 de maio de 2015 - 14:21

A manhã de atividades do segundo dia da IV Semana do Bebê no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, começou com muita música para animar e emocionar as mães, profissionais de saúde e residentes presentes ao evento. Tudo isso para homenagear as mães que se dedicam aos seus filhos e também dispensam parte do tempo para se dedicarem aos filhos de outras mães por meio da doação de leite.

Como reconhecimento, o Certificado de Mãe Doadora confirma a importância de um gesto que parece simples, mas que tem um significado essencial para salvar a vida dos bebês prematuros extremos internados no Centro de Neonatologia do HGCC. Uma dos objetivos dessa semana, além de fortalecer as políticas de aleitamento materno, é promover a importância da doação de leite.

A médica Rejane Santana Brito, coordenadora do banco de leite do HGCC, ressaltou, em sua fala, a formação do vínculo entre mãe e filho no ato de amamentar. Destacou ainda a garantia do direto da mãe de amamentar o filho promovido pelo Hospital César Cals, o que permitiu a conquista do título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef Organização Mundial da Saúde em 1994. Segundo ela, trabalhar o aleitamento materno é uma atitude cidadã e deve ser de todos. Foram abordadas ainda informações sobre as posições para amamentar, os problemas que podem surgir, o apoio dado pelo banco de leite do HGCC, as orientações e esclarecimentos de dúvidas.

No final, o momento especial com a entrega dos certificados. Mais de 20 mães receberam o título. As que não estiveram presentes irão receber em casa, nas visitas domiciliares. Claudiana Bento da Silva, uma das mães certificadas, teve a filha, há dois meses, em outra maternidade. Ela ficou sabendo sobre o trabalho do banco de leite e resolveu ajudar. Ela conta que, após receber as orientações pelo telefone, quando ligou para o número gratuito 0800 286 5678, resolveu ir pessoalmente ao banco, para conhecer o trabalho. Após a visita, com todos os esclarecimentos e orientações, ela voltou para casa com frascos já esterilizados e desde então, passou a doar.

O banco de leite do Hospital Geral César Cals, referência em todo o estado do Ceará, funciona todos os dias da semana, 24 horas. Nunca fecha. O atendimento pode ser feito por telefone ou no próprio banco. Quem tiver dúvida, pode escrever também para o e-mail bancodeleite@hgcc.ce.gov.br. O banco fica na Avenida Imperador, 545, Centro.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals