Semana do Bebê reforça cuidados com a mãe e o recém-nascido

15 de maio de 2015 - 10:20

Mães e bebês terão uma semana intensa no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, entre os dias 17 e 22 de maio. A IV Semana do Bebê chega com uma programação diversificada para oferecer uma série de atividades pensadas especialmente para favorecer os cuidados com a mãe e com o bebê. Será um momento para reforçar todo o trabalho já desenvolvido no HGCC, que cuida da mãe desde o pré-natal de alto risco e continua após o parto, com os cuidados neonatais, políticas de aleitamento materno, exames, vacinas e consultas de retorno para os recém-nascidos, com acompanhamento ambulatorial.

O banco de leite, referência estadual no Ceará, está cuidando de todos os detalhes da programação, juntamente com o Método Canguru, Nutrição, Obstetrícia e Neonatologia. A abertura será no dia 17, de 9h as 12h, na Casa José de Alencar, 6055, Messejana e contará com piquenique, brincadeiras, oficinas temáticas, jogos, massagens e teste do olhinho. No César Cals, o primeiro dia de atividades será na segunda-feira, 18, às 9h, com a realização de uma roda de conversa para as mães integrantes do serviço de Acolhimento Materno, que vai proporcionará um momento para a partilha das dúvidas, troca de experiências e ginástica laboral para relaxar e aliviar o estresse das mães cujos filhos estão internados na UTI neonatal.

A programação segue durante toda a semana. Na terça-feira, 19, será o grande momento de reconhecimento pela disponibilidade das mães para a doação de leite, ação que ajuda a salvar vidas dos bebês da UTI. Neste dia, a manhã começará com apresentação do Coral do HGCC e do Centro de Diabetes e Hipertensão. Haverá ainda palestra sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, entrega de certificados de mãe doadora, depoimentos, partilha de experiências e sorteio de brindes. Já na quarta-feira, 20, às 9h acontecerá um encontro com as mães e familiares da Casa da Gestante e uma palestra sobre os cuidados com alimentação, pré-natal, vacinas, orientações sobre amamentação e doação de leite.

Nos penúltimo dia do evento, o destaque vai para alimentação saudável, com café da manhã especial para as mães do Acolhimento Materno, na quinta-feira, 21, às 9h, finalizando com palestra nutricional e ainda apresentação de vídeos educativos na enfermaria do Método Canguru. Já na sexta-feira, 22, também às 9h, o encerramento das atividades será marcado com um workshop sobre orientação para alta segura do recém-nascido, no Método Canguru, com dicas sobre banho de sol, ordenha do leite, a forma correta de guardar o leite e como fazer o descongelamento de maneira adequada para manter as propriedades nutricionais, entre outros assuntos.

Com essa programação, o Hospital César Cals reforçar e fortalece o seu compromisso em oferecer todos os serviços com qualidade e atenção humanizada à mãe e ao bebê, bem como fortalecer a política de aleitamento materno e o incentivo à doação de leite.

Programação IV Semana do Bebê

Dia 17 – Abertura: Casa José de Alencar, às 9h;

Dia 18 – Roda de conversa no banco de leite do HGCC, às 9h;

Dia 19 – Palestra: Aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido e entrega de certificados às mães doadoras, às 9h, Auditório do Centro de Estudos do HGCC, Avenida do Imperador, 378, Centro;

Dia 20 – Encontro com as mães da Casa da Gestante, às 9h;

Dia 21 – Café da manhã especial para mães do Acolhimento Materno e palestra sobre alimentação saudável, às 9h; Exibição de filmes educativos, Método Canguru, durante todo o dia;

Dia 22 – Encerramento: Workshop sobre orientação para alta segura do recém-nascido, Método Canguru, às 9h.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals