Grupo Recriar-se comemora Dia das Mães no Hospital César Cals

8 de maio de 2015 - 16:36

As mães do Acolhimento Materno, programa do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, que cuida das mães cujos bebês continuam internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, tiveram uma tarde especial, nesta sexta-feira, 8, em comemoração ao Dia das Mães. Elas receberam um presente produzido pelos residentes da Residência Integrada em Saúde, por meio do RECRIAR-SE, grupo de educação em saúde voltado para trabalhar ações direcionadas às mães, e com a colaboração dos próprios filhos.

O presente foi um cartão especial com o nome do filho e da mãe e a marca do pezinho de cada um dos bebês. A iniciativa causou emoção nas mães presentes ao encontro. De acordo com Yanka Viana da Silva, mãe de Lucas Heitor, internado há um mês na UTI Neonatal, a comemoração foi uma grata surpresa, especialmente por receberem a marca do pezinho dos filhos, tornando-os mais próximos nos momentos em que elas estão no hospital. A emoção dela era maior porque o seu primeiro filho nasceu prematuro de cinco meses. Ela conta que cada dia ele fica mais forte e que está feliz com a sua recuperação. “Vou guardar o cartão para mostrar, quando ele estiver grande”, ressaltou Yanka.

No encontro, foi abordada a importância da presença da mãe na unidade neonatal, pois os bebês reconhecem a presença, especialmente quando escutam a voz da mãe, o que colabora para a recuperação e fortalecimento dos vínculos.  São nos encontros do RECRIAR-SE que as mães dividem umas com as outras as experiências. Elas participam dos cuidados com os filhos, fazem a ordenha no banco de leite, levam o leite para o seu bebê, recebem vale-transporte, alimentação e são acompanhadas por uma série de profissionais, como enfermeiras, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals