Campanha reforça a importância da higienização das mãos

5 de maio de 2015 - 11:12

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 5, Dia Mundial da Higienização das Mãos, campanha educativa, com eventos programados na entrada do hospital e no Auditório II do Centro de Estudos. A ação visou reforçar aos profissionais e acompanhantes a importância da lavagem das mãos antes dos procedimentos, e antes de tocar o paciente, como também a lavagem após o contato.

A programação foi dividida em três momentos. No primeiro, os profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) fizeram pedágio na entrada do hospital, com orientações quanto à importância da higienização correta das mãos, distribuição de álcool gel e entrega de folhetos explicativos que abordam os cinco momentos que devem ser observados na hora de lavar as mãos. No segundo momento, foi realizada palestra com o tema Precauções e isolamento na assistência à saúde, que foi ministrada pela médica infectologista do HGCC, Silviane Praciano Bandeira. Por último, aconteceu a palestra Higienizar as mãos para prevenir infecção, com a enfermeira Marta Maria Costa Freire, que é vice-presidente da Associação Cearense de Estudo e Controle de Infecção Hospitalar (ACECIH).

A higienização das mãos é um dos assuntos mais abordados em uma unidade hospitalar. No HGCC não poderia ser diferente. Como unidade de alta complexidade, sistematicamente, ações são realizadas para fortalecer as práticas já adotadas por todos os profissionais de saúde, como também da área administrativa. O evento foi destinado aos profissionais do hospital, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, internos e residentes.

As ações de prevenção e controle de infecção no Hospital Geral Dr. César Cals são permanentes e seguem as condutas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde, por meio de protocolos, normas, rotinas, vigilância epidemiológica, higienização das mãos e protocolo de uso racional de antibióticos, entre outros. São adotadas também as normas internacionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, com atuação no mundo inteiro.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals