Centro de Fisioterapia publica nova edição de procedimentos operacionais

10 de abril de 2015 - 16:59

O Centro de Fisioterapia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da Secretaria da Saúde do Estado, numa constante busca para aprimorar cada vez mais a atuação da fisioterapia hospitalar em todas as unidades do HGCC, seja na clínica médica, clínica cirúrgica, neonatologia, Unidade de Terapia Intensiva e alojamento conjunto, lança a 5ª edição dos Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s).

Desde 2008, quando foi publicada a primei edição, que a Fisioterapia vem desenvolvendo e praticando as ações para melhorar o atendimento ao paciente a partir da orientação dos POPs. Para isso, a cada dois anos, os procedimentos passam por uma revisão e nova aprovação das modificações realizadas, quando necessárias. Em 2011, foi publicada a segunda edição, revista e aprovada por profissionais do HGCC e de outras instituições, como Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e do Centro de Saúde Carlos Ribeiro. Em 2013, a terceira edição passa a fazer parte do cotidiano do hospital. O trabalho foi elaborado em “consenso coletivo e construção compartilhada, sendo produto da colaboração de todos os fisioterapeutas que fazem o Centro de Fisioterapia do HGCC”.

Agora em 2015, já está em uso em toda a unidade hospitalar a quarta edição dos POP’s, com o aprofundamento de todos os procedimentos, que visa uma saúde cada vez mais humanizada, levando em consideração também a segurança do paciente, de acordo com o Ministério da Saúde. “A revisão marca o avanço da busca do conhecimento, que, em saúde, é uma constante, e isso não é diferente no profissional fisioterapeuta, nos quais as evidências científicas são determinantes e relevantes para seu aprimoramento”, destaca Carla Mônica Nunes Pombo, coordenadora de fisioterapia da UTI adulto e uma das responsáveis pela nova edição.

De acordo com a apresentação contemplada na nova edição, POP, em sua definição, significa a descrição detalhada de todas as operações necessárias à realização de uma tarefa e estabelece um roteiro padronizado para a execução da mesma. Ele é constituído por vários atributos: definição, materiais, produtos ou recursos utilizados, resultados que se queira alcançar, procedimentos, recomendações e referências bibliográficas. Tem como objetivo uniformizar procedimentos para melhorar os indicadores de qualidade dos serviços prestados aos pacientes internados, aos assistidos no Programa de Assistência Domiciliar PAD e ambulatorial da instituição. Este manual de procedimentos operacionais terá validade de dois anos, quando deverá ser revisado e atualizado.

Segundo Maria Socorro Rodrigues Brito, coordenadora do Centro de Fisioterapia do HGCC, a importância da revisão e publicação online da 4ª edição dos POP’s se dá por conta da atualização das condutas e o aprimoramento dos procedimentos. Ela destaca ainda que foi uma revisão com a participação de todos os profissionais atuantes nos diversos setores do hospital.

Assim como a Fisioterapia, outros setores, como Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Central de Transporte de Pacientes, Fonoaudiologia, Gerência de Risco, Recursos Humanos, Terapia Ocupacional, Rouparia, Protocolo, Fonoaudiologia e Ouvidoria, entre outros, adoram as condutas definidas em procedimentos operacionais respectivos.

Para acessar a 4ª edição dos POPs de Fisioterapia, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals