Banco de leite do HGCC se prepara para feriado de Páscoa

26 de março de 2015 - 13:57

O feriado de Páscoa se aproxima e, com isso, a necessidade de garantir o estoque de leite materno destinado aos bebês internados no Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Por isso, para não faltar leite nesse período, o banco de leite convida as mães que estão amamentando para fazer a doação.

O processo é bem simples. A mãe, o pai ou qualquer outra pessoa da família pode ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678 ou ainda enviar um e-mail para bancodeleite@hgcc.ce.gov.br, para fazer a doação. Uma equipe especializada estará pronta para atender e passar todas as informações necessárias em relação à doação como também sobre aleitamento materno.

Em casa, a mãe deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo. No momento de coletar o leite, a mãe deve procurar um local limpo e arejado, prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. O leite coletado deve ser colocado no segundo recipiente de vidro, para em seguida ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o HGCC e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar a doação.

Quando o leite doado chega à maternidade do Hospital César Cals e é recebido no banco, ele passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, no qual serão determinados o valor calórico e o grau de acidez, além do teste microbiológico. Tudo isso é necessário para garantir que ele fique ideal para o consumo.  Em seguida, ele passa ainda pela pasteurização. Só depois é que será encaminhado para os bebês da Unidade de Terapia Intensiva e unidade de médio risco, de acordo com a dieta de cada um, com supervisão e orientação do nutricionista, e elaborada a partir da indicação médica.

Por isso, toda mãe que estiver amamentando é uma convidada especial para fazer a doação e ajudar a salvar vidas. No HGCC, cerca de 50 recém-nascidos precisam do leite doado. Com isso, eles podem permanecer menos tempo internados e crescerem mais fortes e saudáveis. O banco funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Na Semana Santa e feriado de Páscoa o funcionamento será normal.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals