Doação de leite materno ajuda a salvar vidas

10 de março de 2015 - 12:26

O banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde, convida as mães que estão amamentando para doar leite, um gesto simples e que ajuda a salvar vidas. Com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados e finais de semana, o banco de leite está disponível para receber as doações, orientar sobre aleitamento materno, esclarecer as dúvidas, buscar o leite doado em casa, visitar postos de saúde, entre outras ações.

Fazer a doação é fácil. Basta ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678 ou enviar um e-mail para bancodeleite@hgcc.ce.gov.br .  Por meio desses dois canais, as mães recebem todas as informações sobre como fazer para doar, tira as dúvidas e agendar o dia para o hospital enviar uma equipe em casa para buscar o leite.

O leite materno é um dos elementos essenciais para ajudar a salvar a vida dos bebês internados na Unidade de Terapia Neonatal. Mesmo com a alta tecnologia utilizada, com incubadoras modernas, aparelhos sofisticados, o simples fato de serem alimentados com leite materno potencializa todas as outras ações e o tempo de internação do recém-nascido pode ser diminuído pela metade. Além disso, ele vai crescer mais forte e saudável.

De acordo com Cristina Rabelo, enfermeira responsável pelo banco, atualmente, o estoque está baixo, com apenas 10 litros de leite. O ideal é que o hospital tenha pelo menos, 15 litros de leite diariamente para alimentar os 57 bebês internados na unidade de neonatologia que contempla a UTI e o berçário de médio risco. No momento, são apenas 15 doadoras cadastradas. Por isso, quanto mais mães doando melhor para garantir o estoque.

Com o leite materno, está comprovado que o recém-nascido prematuro e ou doente tem as chances de recuperação mais elevadas e viver com qualidade, se for proporcionada a alimentação com leite humano, durante o período de privação das mamadas no peito da mãe. Daí a importância da doação.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals