Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realiza palestra participativa

5 de fevereiro de 2015 - 12:43

Como parte das ações adotadas pelo Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual da saúde, para a prevenção e controle de infecção, será realizada na quarta-feira, 11, às 9h, no Auditório II do Centro de Estudos, a Exposição Participativa Bactérias Multirresistentes. O evento, iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, vai tratar do tema com a participação de vários profissionais da saúde e será divido em três etapas: suporte microbiológico, higienização das mãos e estratégia terapêutica.

De acordo com o médico José Eduilton Girão, a palestra participativa, destinada a profissionais do hospital, como médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, internos e residentes, visa abordar as medidas de prevenção contra bactérias, bem como as noções de estratégias terapêuticas racionais no sentido de garantir a saúde dos pacientes. O cuidado com o paciente, a qualidade do atendimento e a segurança são as principais ações voltadas para o controle de infecção hospitalar, por isso as constantes ações do HGCC para qualificação profissional.

As ações de prevenção e controle de infecção no Hospital Geral Dr. César Cals são permanentes e seguem as condutas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde. São adotadas também as normas internacionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, com atuação no mundo inteiro.

O hospital dispõe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, responsáveis para adotar todos os procedimentos necessários, por meio de protocolos, normas, rotinas, vigilância epidemiológica, higienização das mãos e protocolo de uso racional de antibióticos, entre outros. São realizadas ações diariamente com intuito de diminuir e evitar a a infecção. Sua atuação é voltada para a vigilância epidemiológica em todos os setores, por meio de uma busca ativa de informações minuciosas sobre os pacientes. São observados três importantes fatores, como o epidemiológico, o infectológico e a prática constante de qualificação dos profissionais. Tudo isso voltado para a segurança do pacientes.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals