Janeiro também é tempo de doar leite materno

12 de janeiro de 2015 - 15:34

O banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, precisa da doação de leite para alimentar os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e dos bebês do berçário de médio risco. Em janeiro, mês das férias escolares, as doações costumam diminuir. Para evitar que isso aconteça, o HGCC convida as mães que estão amamentando e têm excesso e leite para fazer a doação.

Por meio de uma ligação gratuita para o número 0800 286 5678, é possível falar sobre doação, esclarecer as dúvidas e conhecer mais sobre o aleitamento materno. Outra maneira também fácil para entrar em contato é enviar um e-mail para o endereço bancodeleite@hgcc.ce.gov.br. O banco possui uma equipe especializada pronta para atender às ligações ou responder aos e-mails. O funcionamento é de 24 horas por dia, durante toda a semana. Nunca fecha. Por isso, não perca tempo e procure o banco de leite, que está localizado na Avenida do Imperador, 545, Centro de Fortaleza.

A doação de leite é fundamental para ajudar a salvar a vida dos bebês, muitos deles prematuros extremos, que ao serem alimentados por leite humano podem se recuperar mais rapidamente. Com isso, o tempo de internação pode ser diminuído pela metade e eles crescerão mais saudáveis. Cientificamente, está comprovado que o recém-nascido prematuro e ou doente tem as chances de recuperação mais elevadas e viver com qualidade, se for proporcionada a alimentação com leite humano, durante o período de privação das mamadas no peito da mãe.

Conheça os benefícios do leite materno:

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal  aquela que acontece até o 28º dia de vida ? nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protegido de doenças como otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.


Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals