Hospital César Cals promove I Seminário de Cirurgia Segura

18 de dezembro de 2014 - 14:33

A segurança do paciente será mais uma vez abordada no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria a Saúde do Estado, no I Seminário de Cirurgia Segura, que será realizado na segunda-feira, 22, às 8h30, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, na Avenida do Imperador, 498, Centro. O evento é destinado aos profissionais do serviço de Clínica Cirúrgica do HGCC, que engloba também o Centro Cirúrgico Geral e Obstétrico.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, internos e residentes estarão participarão do seminário, que vai contar com uma palestra do médico Marcos Gadelha do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Ele abordará os protocolos para a cirurgia segura, tema que faz parte das metas da Organização Mundial da Saúde e adotadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com Solange Paiva, coordenadora de educação permanente do HGCC. Ao todo, serão cerca de 80 participantes.

O seminário é mais uma ação do Núcleo de Segurança do paciente, juntamente com o Centro de Estudos, que implantou e vem desenvolvendo a cultura da cirurgia segura no Hospital César Cals. Em 2014, já foram realizados outros eventos envolvendo a segurança do paciente, dentre eles, foi realizada a oficina de segurança do paciente, para enfermeiros, nos meses de março, maio e agosto; em maio também houve a oficina de prevenção do erro humano; e, em julho, a Direção do hospital e o Núcleo de Segurança discutiram  sobre assuntos específicos, como transfusão de sangue, passagem de plantão efetiva, cirurgia segura, prevenção de queda, limpeza e higienização.

O núcleo é composto por representantes do Centro de Estudos, Laboratório, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Central de Esterilização, Laboratório, Escritório da Qualidade, Farmácia, Gerência de Risco.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals