Grupo reúne pais para discutir cuidados neonatais e obstétricos

17 de dezembro de 2014 - 13:43

Toda sexta-feira no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, é dia de Recriar-se, Grupo de Educação em Saúde formado pelos integrantes da Residência Integrada em Saúde (RIS), que engloba as residentes de Enfermagem Neonatal e Obstétrica, Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia. Os encontros acontecem sempre às 14h30 e reúnem mães, pais e familiares dos bebês internados nas Unidades de Cuidados Neonatais.

O grupo realiza suas ações por meio de perspectiva multidisciplinar, com promoção de palestras e momentos de diálogos nos quais são possibilitadas trocas de experiências sobre os cuidados neonatais. Em cada encontro, um tema específico é abordado. Muitas vezes são escolhidos pelos próprios pais, de acordo com as dúvidas que vão surgindo durante a estadia do bebê na UTI.

Nos dez encontros já realizados, foram discutidos temas como cuidados gerais com o recém-nascido, aí incluídos banho, limpeza do umbigo e higiene oral. Também foram trabalhados os aspectos psíquicos, por conta do período de internação, especialmente nos casos mais longos, aleitamento materno, o papel da fisioterapia dentro da UTI e os cuidados após a alta. O próximo encontro, que será na sexta-feira, 19, abordará apneia da prematuridade, quando o bebê fica sem respirar e há diminuição dos batimentos cardíacos. Esse assunto deixa os pais bastante preocupados, mas as UTIs e os profissionais estão capacitados para evitar que aconteça algum problema e efetuar as manobras indicadas quando necessárias.

De acorde com a equipe de residentes, o Recriar-se procura esclarecer as principais dúvidas que pais podem ter quanto ao cuidado com o bebê e também sobre o tratamento durante a internação. É também uma oportunidade para que os residentes se aprofundem em diversos temas ligados aos cuidados neonatais e obstétricos, o que vai permitir mais conhecimento para a formação dos novos profissionais. Profissionais convidados do próprio hospital também participam dos momentos de discussão dos temas. No total, o HGCC possui 13 residentes que iniciaram, desde junho de 2014, o programa de residência multiprofissional integrada em saúde.

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463