Curso qualifica profissionais no Método Canguru

1 de dezembro de 2014 - 15:36

O cuidado com qualidade do tratamento e recuperação das mães e dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal exige qualificação e assistência especializada. Pensando nisso, o Método Canguru do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, promove o curso Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso, de hoje, 1º de dezembro, até sexta-feira, 6, no Auditório do Centro de Estudos do HGCC.

A capacitação busca promover a otimização da assistência neonatal por meio da educação permanente, ou seja, uma continuidade da formação dos profissionais de saúde envolvidos em maternidade para a qualificação contínua, numa busca incessante pela qualidade e renovação da teoria e da prática. Nesta edição, promovida pelo Método Canguru do HGCC, referência estadual, participam cerca de 30 profissionais e de diferentes unidades, como Hospital Infantil Albert Sabin, também pertencente à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado, Maternidade Escola Assis Chateuabriand e Hospital São Camilo.

São pediatras, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, todos envolvidos em qualificação do método. Do Hospital César Cals, participam também os residentes da Residência Multiprofissional de Enfermagem Obstétrica.

De acordo com a fisioterapeuta Lorena Landin, são abordados assuntos como cuidados individualizados, inserção da família para os cuidados com o bebê, inserção psicossocial do recém-nascido, aleitamento materno, desenvolvimento neuropsicomotor, assistência ao cuidador neonatal, que deve ter uma atenção diferenciada, pela complexidade de sua atuação, entre outros.

Como referência também para o Método Canguru, o Hospital César Cals é responsável pela realização desses cursos, de palestras, de encontros para discutir e qualificar seus profissionais e os de outras unidades que já trabalham com o método ou que passarão a oferecer os cuidados do Canguru.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals