Novos equipamentos modernizam banco de leite do Cesar Cals

28 de novembro de 2014 - 16:44

Em 2015, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, completa 20 anos de dedicação ao aleitamento materno no Ceará. Como referência estadual, é responsável por todos os outros bancos de Fortaleza e do interior, além dos postos de coleta. Para essa data especial, o banco de leite começa uma preparação tanto em sua estrutura física, como aquisição de novos equipamentos e investimento na renovação profissional.

Para ter uma ideia, chegaram 12 novos equipamentos, mais modernos, que já estão funcionando no laboratório de pasteurização do leite humano. Antes de ser levado para os bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o leite doado passa por um rigoroso processo de qualidade. Dessa maneira, os novos equipamento vão proporcionar resultados cada vez mais precisos, eficazes e, também, otimizar o processamento, ou seja, o banco vai pasteurizar mais leite em menos tempo.

Os equipamentos adquiridos são um resfriador, estufa para cultura bacteriológica, dois aparelhos de banho-maria para degelo, dois aparelhos de banho-maria para pasteurização de leite, um refrigerador de leite humano, três microcentrífugas, um deionizador de osmose reversa para destilação, utilizada para retirar o excesso de sais da água, e uma estufa para secagem de material.

Para a aquisição dos novos materiais, foram investidos cerca de R$ 55 mil, recurso em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com o diretor geral do HGCC, Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, o Hospital César Cals busca sempre oferecer serviços de qualidade para os pacientes. O banco de leite é essencial para o cuidado e atenção com a mãe e com o bebê internado na UTI.

Rejane Santana, coordenadora do banco, esclarece que as mudanças trazem melhorias também para os profissionais. Atualmente, profissionais participam do I Curso a Distância BLH 101, que discute as nuances do leite materno e o aprimoramento das normas e rotinas, ministrado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), centro de referência nacional em banco de leite humano.  Ao longo do próximo ano, todos os profissionais estarão envolvidos em vários cursos de qualificação.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Twitter: @Hosp_CesarCals