Ultima sessão integrada de 2014 reúne cerca de 150 participantes

26 de novembro de 2014 - 15:22

Como encerramento das atividades científicas do ano de 2014, o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, realizou na manhã dessa quarta-feira, 26, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a última Sessão Clínica Integrada do ano. Foram reunidos representantes das três clínicas do HGCC, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Ginecológica e obstétrica.

Na última edição desse ano, foram discutidos temas, como “pré-eclâmpsia superajuntada: desfecho negativo em duas gestações subsequentes; lúpus com insuficiência renal crônica mais tuberculose peritoneal; e abdômen agudo em mulher em idade fértil”.

O diretor médico, José Walter Correia, afirma que “o Hospital César Cals é um dos poucos hospitais de ensino que conseguem congregar, uma vez por mês, internos, residentes e médicos responsáveis para a discussão científica dos casos clínicos”. Ele afirma ainda ser uma atividade de integração para os serviços médicos.

De acordo com Janedson Baima, presidente do Centro de Estudos, a sessão tem um caráter de integração acadêmica, pois aborda os temas comuns a mais de uma área. “Procuramos fazer uma revisão dos temas apresentados ao longo do ano e uma reflexão do que foi estudado. Além disso, buscamos um olhar crítico para aprimorar as sessões do próximo ano”, esclarece Janedson.

Participam da sessão, estudantes, internos, residentes e coordenadores de serviço. Também estão participando os residentes da Residência Integrada em Saúde, de enfermagem, serviço social e psicologia. Em sua primeira participação na sessão integrada, Emanuelle Gomes Martins, residente de enfermagem obstétrica, considera ser o evento importante para a formação dos estudantes que atuam no HGCC, porque “a saúde atual é entender o paciente por meio de uma visão ampliada, considerando todos os aspectos e, não somente, a doença”.

O Hospital Geral Dr. César Cals, por meio do Centro de Estudos e da Direção Médica realizam o evento, uma vez por Mês, sempre na última quarta-feira. Ao todo cerca de 150 participantes se reúnem para a discussão comentada de casos clínicos. Ao todo, o HGCC é responsável pela formação de 90 internos e 57 residentes.

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463