Encontro planeja estratégias de vigilância em saúde

20 de novembro de 2014 - 09:44

Com o objetivo de discutir assuntos estratégicos da vigilância em saúde, incluindo planejamento, monitoramento e gestão, a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom), da Secretaria da Saúde do Estado, realizará nos dias 15 e 16 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Hotel Jangada, na praia da Caponga, em Cascavel, o 1º Encontro Estadual de Vigilância em Saúde. A confirmação das inscrições para as 140 vagas destinadas a supervisores e técnicos da Coprom, coordenadorias da Sesa e técnicos da vigilância em saúde dos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. Clique aqui para fazer a inscrição.

Conforme diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde, a vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. São as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde. O conceito de vigilância em saúde inclui a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não-transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

Com atribuições correspondentes às da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, a Coprom, na estrutura organizacional da sesa, é formada pelos núcleos de Vigilância Epidemiológica (Nuvep), de Vigilância Sanitária (Nuvis), de Vigilância Ambiental (Nuvam), de Controle de Vetores (Nuvet), de Informação e Análise em Saúde (Nuias) e de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev). A coordenadoria também é responsável pelo Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Mais informações pelo telefone (85) 3101.5281

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara