Bancos de leite de 3 hospitais estaduais são categoria ouro

29 de outubro de 2014 - 17:06

Na semana de aniversário de 86 anos do Hospital Geral Dr. César Cals, comemorado no próximo dia 31 de outubro, o Banco de Leite Humano do HGCC, é credenciado na categoria ouro, no Encontro de Coordenadores de Bancos de Leite de Referência Estadual-Macro Regional, promovido pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, de 29 a 31 de outubro. O evento conta com a participação dos coordenadores de todos os estados do Brasil. Mais dois hospitais do governo do Estado receberam o credenciamento na categoria ouro, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital Geral de Fortaleza.

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals, centro de referência estadual desde o ano de 2000, foi implantado em agosto de 1995. É responsável por ações de promoção, proteção, apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática de mães doadoras, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição. No HGF, o serviço de banco de leite humano funciona desde 1974, mas em 2012 foi reinaugurado após obras de ampliação e reforma e instalação de novos equipamentos, como refrigeradores com controle de temperatura, termômetros digitais.  

O leite doado nos bancos de leite humano é destinado aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Antes disso, o leite passa por um rigoroso processo de qualidade. Só depois de pasteurizado é que levado à UTI. Quando os bebês são alimentados com leite materno, o tempo de internação pode ser diminuído pela metade. No HGCC, são 50 mães doadoras, que ajudam a salvar a vida de pelo menos, 220 bebês por mês. Único a funcionar 24 horas por dia, realiza cerca de 350 atendimentos, entre internos e externos.

No Ceará, dos nove bancos de leite, oito foram credenciados na categoria ouro. Além dos três hospitrais da rede da Secretaria da Saúde do Estado, receberam ouro os bancos de leite do Hospital São Vicente, em Barbalha, a Maternidade Escola Assis Chateubriand, em Fortaleza, o Hospital Jesus Maria José, em Quixadá; e o Hospital São Lucas em Juazeiro do Norte.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals