Programação destaca importância da amamentação para toda a vida

28 de julho de 2014 - 17:48

“Amamentação: um ganho para a vida toda”. Com esse tema,Se será realizada de 1º e 8 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Na próxima segunda-feira, 4, a Secretaria da Saúde do Estado fará uma manhã, das 8h30min às 12h, de incentivo ao aleitamento e de reconhecimento ao trabalho dos bancos de leite humano. Será no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Com a participação de mães que além de amamentarem os filhos doam leite para ajudar a salvar vidas de outros bebês em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva, a programação inclui apresentação da enfermeira Ana Márcia Bustamante de Morais, do Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza, sobre “Vivências maternas nos cuidados infantis de servidoras públicas municipais durante a licença maternidade ampliada”. Será das 10 às 11 horas.

O tema escolhido deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno está dentro dos oito Objetivos do Milênio, um conjunto de metas organizadas em 2000 pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, com a finalidade de deixar o mundo mais justo, solidário e melhor para a vida de todos. Até 2015 foi o prazo acordado entre os países para o alcance das metas.

Entre os Oito Objetivos do Milênio, há dois relacionadas diretamente  à saúde e vida de crianças e mulheres. A meta de número 4 é reduzir a mortalidade infantil. Com a meta 5 o mundo quer melhorar a saúde das gestantes. Através da mobilização da Semana Mundial do Aleitamento Materno a Sesa quer chamar a atenção para ações de prioridade do aleitamento e a importância na redução de mortalidade infantil e também na saúde das gestantes.

O leite materno traz benefícios tanto para os bebês como para as mães. Protege as crianças de muitas doenças, como anemia, melhora o funcionamento do intestino e também a respiração. Para as mães, o aleitamento diminui riscos de hemorragias, anemias, diabetes, câncer de mama e ovário. Uma das maiores vantagens da amamentação está em estreitar a relação mães e bebês.         

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)