A excelência da gestão marca o Realinhamento do Planejamento Estratégico

2 de julho de 2014 - 13:57

Durante dois dias, 30 de junho e primeiro de julho, profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, estiveram reunidos com a direção para discutir e elaborar as metas que irão compor o planejamento estratégico, referente aos anos de 2014 a 2019. Foram vistas e elaboradas novas estratégias e ações, com os objetivos a serem desenvolvidos e alcançados pelo Hospital César Cals para os próximos cinco anos.

O realinhamento do planejamento estratégico aponta como e quais são os procedimentos que devem ser seguidos, visando sempre a humanização do atendimento, com mais qualidade e atenção essencial ao paciente, familiar, usuário, acompanhante e funcionários; a modernização das práticas de gestão, as oportunidades de melhorias no ambiente de trabalho, valorizando sempre a atenção voltada para satisfação do usuário, que é fundamental para a efetivação dos resultados.

No primeiro dia, Janedson Baima Bezerra, presidente do Centro de Estudos, lembrou o primeiro planejamento e abordou temas como coragem, determinação, esperança, alegria e amizade, como fatores determinantes para o sucesso dos planos estratégicos. O médico José Walter Correia, diretor clínico, fez o acolhimento aos profissionais presentes e destacou a importância da participação e o envolvimento de todos no processo. A Secretaria da Saúde teve como representante José Maria Ximenes Guimarães, coordenador de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Em sua fala, ele destacou que o planejamento desencadeia mudanças, supera dificuldades e que é uma ferramenta de otimização do trabalho e dos recursos.

Foram realizadas ainda apresentações de setores como o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, referente aos indicadores, assim como as interações com o setor de Contas Médicas, e ainda sobre a experiência de gestão da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, considerando os 18
meses de atuação sobre as mudanças alcançadas. No período da tarde, coordenadores expuseram banners com os resultados alcançados nos últimos quatro anos e quais os desafios para os próximos.

Já no segundo dia, as atividades foram iniciaram com a palestra sobre segurança do paciente, que foi conduzida pela enfermeira coordenadora de educação permanente, Maria Solange Paiva, e ainda uma explanação sobre os dados de infecção hospitalar, abordados pelo médico José Eduilton Girão, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Num segundo momento, foi apresentada a palestra sobre excelência da qualidade e, por fim, deu-se início ao realinhamento das metas, apresentação de novas propostas e uma avaliação do que foi alcançado
nos últimos anos.

As novas metas e objetivos estão voltados para a qualidade do atendimento, gerenciamento dos recursos, humanização das ações, novos projetos para pacientes, funcionários, visitantes e acompanhantes e investimentos. Tudo voltado para excelência com foco no usuário do sistema público estadual de saúde.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals