Seminário promove acesso à Caderneta de Saúde do Adolescente

25 de junho de 2014 - 11:56

Gestores e profissionais da atenção primária à saúde dos 44 municípios da macrorregião de Saúde de Fortaleza participam nesta sexta-feira, 27 de junho, das 8 às 17 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, do seminário “A Caderneta na mão de todo adolescente”. Com o seminário, a Secretaria da Saúde do Estado pretende estimular a ampliação da oferta da Caderneta Nacional da Saúde do Adolescente no Ceará. Proposta pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde do Adolescente reúne informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação. Até o final de outubro, a Sesa realizará o seminário com os municípios das demais macrorregiões de Saúde

A caderneta conta com espaço para identificação detalhada do jovem (foto, endereço, etc.) e apresenta duas versões, uma masculina e uma feminina. O material, que traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, também contempla questões referentes aos adolescentes mais novos, abordando dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade. A caderneta aborda doenças como a bulimia e anorexia, famosas por surgir entre adolescentes que acreditam estar em forma física fora dos padrões culturais de beleza. O material orienta sobre boas práticas de alimentação e apresenta o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), que calcula o peso dividido pela altura ao quadrado, indicando se realmente há um sobrepeso. As demais páginas contam com informações sobre Saúde bucal, vacinas (hepatite, difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola), direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas.

Para dar visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde na atenção integral à saúde dessa população, o Ministério da Saúde elaborou guias para o atendimento ao adolescente nas unidades de saúde visando a garantia da avaliação dos seus principais aspectos como crescimento e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento puberal. São eles: Guia para profissionais de saúde (um para menina e outro para o menino) contendo: “Orientações para o Atendimento à Saúde de Adolescentes”, com orientações sobre o atendimento como um todo, seus pontos principais. “Antropometria na Atenção à Saúde de Adolescentes” para avaliação do crescimento e desenvolvimento de adolescentes com os gráficos para acompanhamento. “Estágios de Maturação Sexual – Pranchas de Tanner” para avaliação do desenvolvimento puberal. No Ceará, a Sesa já fez a distribuição de 600 mil Cadernetas da Saúde do Adolescente para meninos e 600 mil para meninas. O manual com orientações para o atendimento foi entregue a todas equipes de Saúde da Família dos municípios do Estado.

Mais informações pelo telefone (85) 3101.5282

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara