Mais de 11 mil bebês foram registrados no Hospital César Cals

16 de junho de 2014 - 10:23

Para ser mais preciso, 11.114 registros já foram realizados no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, desde o início das atividades do Posto Avançado de Registro Civil, em agosto de 2008. À época, foi o primeiro hospital público do Ceará a disponibilizar o serviço de registro de nascimento para os bebês nascidos na Maternidade.

Atualmente, é chamado de Unidade Interligada de Registro Civil, pois adota o sistema que interliga vários cartórios do país, o que facilita na hora de registrar, tendo sido implantado pelo Provimento nº 13, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizem partos. O posto do HGCC passou então a utilizar um sistema informatizado interligado entre maternidades e as serventias de registro civil.

No Hospital César Cals, também é garantido, além do registro, os testes do olhinho, da orelhinha e do pesinho. Os recém-nascidos já saem com as vacinas tomadas, consultas de retorno agendadas e o acompanhamento no Ambulatório de Aleitamento Materno.

A Unidade Interligada de Registro Civil funciona de segunda-feira a sexta-feira, menos feriados e finais de semana, sempre de 13h às 17h. Para registrar, é muito fácil. É só comparecer ao posto com os documentos necessários. O Serviço Social é o setor responsável pelo registro de nascimento no HGCC. É feito todo um trabalho de conscientização e acompanhamento. Desde o pré-natal que as mães são informadas sobre a oportunidade de registrar antes da alta hospitalar.

Documentos necessários para registrar

PAIS CASADOS: Presença de um dos pais com os seguintes documentos:

RG original do declarante ( mãe e pai )

Declaração de Nascido Vivo (DNV): fornecido pelo hospital onde a criança nasceu

Certidão de Casamento.

PAIS NÃO CASADOS: Comparecer juntos para declarar o nascimento, apresentando os seguintes documentos:

RG do pai e da mãe

Declaração de Nascido Vivo (DNV): fornecida pelo hospital onde a criança nasceu

Observação: Quando o pai não quiser dar o seu nome à criança, a mãe poderá fazer o registro sozinha.

 

PAIS MENORES DE IDADE: Pais com menos de 16 anos somente podem registrar seus filhos acompanhados pelos responsáveis (Pai e Mãe)

Documentos já mencionados para pais casados ou não casados

Documentos de identificação dos responsáveis ( Pai e Mãe)

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals