Lacen marca Dia Nacional do Teste do Pezinho com mais de 176 mil testes

5 de junho de 2014 - 20:26

6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data, criada por lei em 2007, tem a finalidade de informar a população sobre os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal. No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é responsável pelas análises da triagem neonatal dos 184 municípios do Estado. A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, o início do tratamento precoce e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.

No Lacen são realizados exames das fases I, II e III do teste do pezinho, que identificam fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e fibrose cística na triagem neonatal. O teste é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Até maio desde ano, 44.034 crianças foram triadas e 176.136 exames foram realizados.

O tempo entre a coleta e a realização do teste é de importância vital para dar início ao tratamento dos casos diagnosticados. Por isso, a recomendação é realizar o teste entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. O laboratório cumpre um importante papel para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde quando contribui com a prevenção e redução da morbimortalidade provocada pelas patologias triadas. Em 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país.

Na rede pública da Secretaria da Saúde do Estado, os hospitais que garantem o teste do pezinho a todas as crianças que nascem em suas unidades ou são internadas na UTI neonatal são Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.

Assessoria de Imprensa do  Lacen/CIDH/IPC
Suzana de Araújo Mont’Alverne (85 9663.2344/ 3101.1488)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

.