Ações do Método Canguru favorecem a recuperação de bebês

30 de abril de 2014 - 12:54

O Método Canguru, desde 1997, favorece a recuperação de bebês prematuros de baixo peso nascidos no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. A estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, promove a desospitalização do recém-nascido, quando não precisar mais da ajuda de alta tecnologia, como respiradores e incubadoras, mas que ainda não está em condições de ir para casa. Agora a mesma técnica é adotada também para as pacientes do alojamento conjunto, enfermaria onde as mães ficam internadas juntas com filhos.

Natércia Bruno, enfermeira responsável, esclarece que o método fortalece o vínculo com a mãe, favorece o aleitamento materno, é ideal para manter a temperatura do corpo do bebê, além de proporcionar uma recuperação mais rápida.

Quem ilustra bem esse caso é Antônia Ruth Chagas da Silva de 18 anos, do município de Milhã, no interior do estado. Ela é mãe de Maria Vitória, que nasceu na maternidade do HGCC, com 27 semanas, pouco mais de seis meses de gestação, pesando 670g. Ao nascer, ela precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), durante 10 dias, para ganhar peso, depois foi transferida para a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e em seguida para a Unidade de Cuidado Neonatal Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Atualmente, Maria Vitória já está pesando 1,60kg.

A mãe conta que se sente muito bem, participa dos cuidados com a filha e sabe que, quando chegar o momento de ir para casa, terá mais segurança. Ela já aprendeu a dar banho, a trocar as fraldas, já aumentou a produção de leite a partir do estímulo à amamentação, coma filha mais próxima ao peito.

Para fazer parte do método, os bebês são transferidos da Unidade de Médio Risco quando estão estáveis clinicamente. A mãe e a família passam a fazer parte dos cuidados de forma mais integral, o que favorece o tratamento. No Canguru, assim com em todo o hospital, há um acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiologista, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.

Todo hospital está envolvido com o método, desde o pré-natal, no ambulatório, e a Casa da Gestante. Quando há risco de prematuridade, as mães são informadas sobre as possibilidades de recuperação do bebê e de todos os cuidados oferecidos pelo hospital. Essas ações contribuem para evitar que as gestantes fiquem angustiadas e possam criar certa rejeição ao filho. Dessa maneira, eles se envolvem mais e participam de todo o processo.

Atualmente, o Hospital César Cals possui sete mães, juntamente com seus filhos, em tratamento no Método Canguru.

Conheça o método:

O Método Canguru é  uma estratégia definida pelo Ministério da Saúde para promover uma desospitalização do recém nascido prematuro. Foi constatado que o colo da genitora é um ambiente propício para fortalecer o vínculo mãe-filho e que promove, com maior rapidez, o ganho de peso. O bebê fica ligado à mãe por meio de bolsa que mantém o contato pele a pele. Ele procura promover o convívio da família com o recém nascido, favorece o aleitamento materno, possibilitando estímulos sensoriais adequados; reduz a prevalência de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar; permite o cuidado individualizado e diminui o tempo de separação entre mãe e filho, que ao ser prolongado, pode causar problemas comportamentais e psicológicos, ou seja, disfunção do vínculo afetivo que pode culminar em alteração no desenvolvimento da criança.

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals