Acompanhantes recebem atenção especial no HGCC

16 de abril de 2014 - 14:39

Os cuidados com a saúde no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, passam também pelos acompanhantes, que recebem uma atenção especial para facilitar esse momento em que ficam no hospital junto com o paciente.

Para proporcionar essa atenção especializada, o Serviço Social, há cerca de um ano, implementou as reuniões com os acompanhantes, que foram efetivadas com a realização de encontros a cada três dias, em relação aos acompanhantes de pacientes do Serviço de Obstetrícia, por conta da rotatividade dos leitos, e, uma vez por semana, com os acompanhantes dos Blocos de Cirurgia e Clínica Médica.

De acordo com o Serviço Social, as reuniões são realizadas com o objetivo de orientar sobre as normas do hospital, apresentação das rotinas, cuidados e orientações que devem ser observadas durante o tempo em que passarem no hospital. As assistentes sociais são responsáveis por realizar esse acompanhamento. Elas informam ainda sobre os horários, tanto de entrada como de saída para a troca de acompanhantes, o funcionamento da Unidade Interligada de Registro Civil, do Banco de Leite Humano, Ouvidoria, benefícios e direitos previdenciários.

Os encontros com os acompanhantes é uma ferramenta que serve para que o hospital possa estar amis próximo dos pacientes e seus familiares. Além disso, o momento serve também para partilhar histórias e para a realização dinâmicas, sessões de relaxamento, o que alivia a ociosidade dos acompanhantes, pois muitos são do interior e necessitam passar períodos longe da família, além de ser suporte emocional para os pacientes. Os encontros fazem parte da política de humanização do HGCC na busca por atendimentos cada vez mais humanizados.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals