Hospital César Cals realiza oficina sobre segurança do paciente

24 de março de 2014 - 16:13

A segurança do paciente é um tema adotado no Hospital Geral César Cals, unidade da rede estadual de saúde de acordo com a as diretrizes do Ministério da Saúde inseridas no Programa Nacional de Segurança do Paciente, que visa prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos, ou seja, os incidentes que podem resultar em danos ao paciente, como quedas, administração incorreta da medicação e erros em cirurgias, nos serviços de saúde tanto públicos como privados.

Pensando nisso, o HGCC, por meio do Centro de Estudos, promove a oficina “Aprendendo com erro humano”, que tem por conceito a prevenção do erro humano na administração de medicamento e considera ainda o desenvolvimento e a implantação de protocolos clínicos para evitar que acidentes na atuação do profissional de saúde possam acontecer.

O evento, dividido em três etapas, uma em março, no dia 26, outra em maio e a última em agosto, será realizado de 8h às 16h, no Auditório de Teleconferência, no Ambulatório, na Avenida do Imperador, 372, centro. Tem como público-alvo enfermeiros do próprio hospital. Nesse primeiro momento, 30 enfermeiros participam da oficina.

De acordo com Solange Paiva, coordenadora de educação continuada, o HGCC já tem implantados os protocolos clínicos do uso de antimicrobianos, que são protocolos básicos de segurança do paciente. A oficina será a oportunidade de discutir as normas e rotinas a serem implantadas para a administração de medicamentos por meio do manuseio, preparação e diluição.

O Hospital César Cals integra a Rede Sentinela, da ANVISA, que funciona como um observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde responsável e pelas notificações dos eventos nas áreas de tecnovigilância, hemovigilância e farmacovigilância na estrutura hospitalar. Atualmente, está classificado como hospital cooperador.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals