Curso aborda o manejo clínico da amamentação

21 de março de 2014 - 16:05

A garantia da amamentação é o objetivo central do curso Aconselhamento e Manejo Clínico em Amamentação, que será ministrado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals, unidade da rede estadual de saúde, referência no estado do Ceará. Nos dois primeiros dias, 24 e 26, o curso acontecerá na sede a Cooperativa dos Pediatras do Ceará, na Rua Silva Paulet, 2526 – Dionísio Torres, e, nos dois últimos dias, 27 e 28 de março no Auditório do Centro de Estudos do HGCC, na Avenida do Imperador, 545, Centro.

Serão 32 participantes de 16 hospitais da capital e do interior, com profissionais dos bancos de leite humano. O objetivo é aumentar o índice de aleitamento materno no Ceará como um todo, o índice de aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida e garantir a amamentação até os dois anos de vida juntamente com a alimentação complementar da família.

De acordo com Rejane de Brito Santana, médica coordenadora do Banco de Leite do HGCC, o curso proporcionará o treinamento dos profissionais de saúde nas habilidades necessárias para apoiar e proteger a amamentação. Com isso, ajudar as mães a decidir o que é melhor para elas e para os bebês em relação ao processo de a amamentação e a adquirir autoconfiança, ou seja, trabalhar habilidades para que o profissional de saúde não tome nenhuma decisão pela mãe, mas que ela por si só possa decidir pela a amamentação.

Os temas abordados serão os mais diversos, como a importância e o funcionamento do aleitamento materno, a composição do leite humano, o manejo clínico da amamentação, habilidades de aconselhamento, Iniciativa Hospital Amigo da Criança, entre outros.

O curso é uma iniciativa do GT Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde do Ceará em parceria coma Escola de Saúde Pública e o banco de Leite do Hospital César Cals, por meio do Centro de Estudos.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals