Hospital César Cals realiza treinamento de brigada de incêndio

18 de março de 2014 - 12:56

A preocupação com a segurança é constante no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. O intuito é proporcionar aos pacientes, funcionários, acompanhantes e visitantes um serviço de qualidade em todas as áreas. Dessa maneira, será realizado o III Treinamento de Brigada de Incêndio para os funcionários do hospital.

O curso e o treinamento acontecem uma vez por ano. A edição de 2014 será no Auditório do Centro de Estudos e terá a duração de 30 horas. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, sempre de 14h às 17h, durante todo o mês de abril. O objetivo é reunir os atuais brigadistas, para uma nova qualificação, além de reunir novos integrantes. “A intenção é chamar profissionais dos mais diversos setores do hospital e ampliar o número de participantes”, conta Joana D’arc de Alencar Castro, técnica de segurança do trabalho.

A estrutura do treinamento, que é coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), está voltada para informar, incentivar e fomentar a participação em todos os processos para o aprendizado das técnicas e passos necessários em caso de princípio de incêndio na unidade hospitalar. Além do curso, o Grupo de Anti-Sinistro (G-A-S), ficará responsável por uma assessoria técnica durante duas vezes por mês. Essa ação visa a constante prática das técnicas estudadas.

No momento, o HGCC conta com 35 integrantes da Brigada de Incêndio. Eles já passaram por dois cursos de treinamento. Quem já participa e os novos participantes terão a oportunidade de saber mais sobre o que fazer em caso de princípio de incêndio, conhecer os tipos de extintores e quando devem ser usados, a evacuação de área de risco, recomendações de segurança, como as saídas de emergência, entre outros assuntos pertinentes à formação de brigadistas, que devem atuar até a chegada do corpo de bombeiros, em uma situação real de emergência.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals