Curso aborda parada cardiorrespiratória

7 de março de 2014 - 16:02

Segue até o dia 11 de março o curso Treinamento em Parada Cardiorrespiratória promovido pelo Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde.

Ao todo, 30 profissionais do HGCC, sendo 15 enfermeiros e 15 técnicos participam do curso, que está dividido em dois momentos, teoria e prática. As técnicas adotadas serão aplicadas no Laboratório de Habilidades do CEAP, que permite o contato direto com manequins, que representam os pacientes e ainda simulam as condutas como se fossem na vida real. Com isso, há o fortalecimento de todo conteúdo a partir da observação das aplicações.

Os temas buscam uma abordagem geral acerca de paradas cardiorrespiratórias com foco no reconhecimento da parada cardiorrespiratória, abordagem e prática da cadeia de sobrevida, treinamento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), manuseio e utilização do desfibrilador, e, por fim, a prática das manobras de desobstrução das vias aéreas.

A realização do curso busca capacitar os enfermeiros e técnicos de enfermagem na parada cardiorrespiratória, além de requalificar e atualizar profissionais que atuam no hospital. O Curso segue as diretrizes internacionais relacionadas ao preparo de pessoas para o reconhecimento e atendimento das principais situações de emergências do Suporte Básico de vida como a parada cardiorrespiratória e a obstrução das vias aéreas em adultos.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals