Sessão clínica debate cuidados paliativos na quinta-feira, 27

24 de fevereiro de 2014 - 13:35

Os profissionais da área da saúde do Hospital Geral César Cals, unidade da rede estadual da saúde, terão a oportunidade de conhecer mais e debater sobre os cuidados paliativos, tema ainda delicado, mas que já está presente em muitos hospitais. Nesta quinta-feira, 27, às 10h, no Auditório I, no Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP) promove a sessão clínica Cuidados paliativos baseados em evidências.

“Estamos lidando com um assunto ainda cercado de tabus, por isso a importância de abordarmos para todas as chefias médicas e profissionais da saúde como um todo do hospital”, esclarece Ianna Lacerda Sampaio Braga, médica e membro da Comissão de Cuidados Paliativos do HGCC. Ela afirma ainda que há necessidade de desmistificar o assunto, esclarecer, despertar a curiosidade e responder às questões que os profissionais possam ter. A comissão visa ainda proporcionar a integração de todos os serviços clínicos sobre as questões mais delicadas sobre os cuidados paliativos.

A metodologia que será utilizada para a abordagem estará baseada na explanação de artigos científicos sobre os cuidados paliativos, estudos de casos e as próprias experiências já realizadas no Hospital César Cals, que conta com uma comissão em atuação desde 29 de janeiro de 2013.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, os “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

A Comissão de Cuidados Paliativos do HGCC empenha esforços para o conforto e o alívio dos males de pacientes que não respondem mais ao tratamento clínico indicado, com prognóstico sombrio e irremediavelmente negativo. As ações da comissão são direcionadas à alta do paciente que passa a ser acompanhado pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD), quando indicado, ou a adoção de outros procedimentos terapêuticos com base na avaliação conclusiva feita pela comissão, garantindo um tratamento mais humanizado.

Os cuidados consistem em medias que contemplam indicações terapêuticas, intervenções psicológicas, além do apoio espiritual. Já em relação à família, são oferecidos apoios social e espiritual, além de medidas terapêuticas, quando forem necessárias.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals