Banco de Leite Humano estrutura novo posto de coleta

21 de fevereiro de 2014 - 14:15

As ações do Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do ceará, também estão voltadas para a estruturação de novos bancos, postos de coletas e equipes. Na manhã desta sexta-feira, 21, profissionais do HGCC e do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar estiveram reunidos para discutir o andamento da instalação do novo posto de coleta, que fará parte da Maternidade do HMJMA, também da rede Sesa, e que está em reforma.

A equipe do HGCC conheceu a nova estrutura que funcionará como posto de coleta, transmitiu as orientações, tirou dúvidas, conversou sobre a estrutura para o funcionamento, apresentou as normas, rotinas e os Procedimentos Operacionais Padrão de cada conduta realizada. Os procedimentos são os norteadores das ações, como coleta, assistência de enfermagem, distribuição, lavagem das mãos, paramentação, limpeza da bancada, fluxo e a manipulação do leite.

O posto de coleta de leite materno possui a mesma responsabilidade do banco de leite, com exceção do processamento e do controle de qualidade. Deve trabalhar todas as políticas de aleitamento materno, apoiar as mães, orientar, dar suporte na hora de amamentar, acompanhar os primeiros momentos da mãe e do bebê, estimular, promover e incentivar à amamentação. Além disso, vai dispor de leite humano em quantidade e qualidade para o atendimento de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais e aqueles impossibilitados de mamar diretamente no peito da mãe.

De acordo com Cristina Rabelo, enfermeira responsável, o Hospital César Cals, cujo banco de leite é a referência no Ceará, é responsável pela pasteurização, ou seja, o processamento e controle de qualidade do leite proveniente de dez postos de coletas em Fortaleza e no interior. Agora, também vai contar com o posto do Hospital José Martiniano de Alencar, ao qual está dando suporte técnico para a instalação. Além disso, o banco pasteuriza o leite de mães que não tiveram filho no HGCC, bem como o leite das mães que voltam ao trabalhar e precisam fazer um estoque em casa, para o período em que estiver fora.

Conheça os postos de coleta de leite que fazem parte da Estrutura do banco de Leite Humano do HGCC:

Capital

Hospital São Camilo (Cura Dar’s)
Hospital Geral Waldemar de Alcântara
Hospital Gênesis
Hospital Antônio Prudente
Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (breve)

Interior

Baturité
Canindé
Cascavel
Crateús
Itapipoca
Sobral

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals