Hospital César Cals estrutura brigada de controle da dengue

17 de fevereiro de 2014 - 15:38

A qualificação está presente em todas as ações desenvolvidas pelo Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, que busca aplicar novos conhecimentos e capacitar os seus profissionais, por meio da participação em cursos, palestras, formação, eventos educativos, seminários, encontros científicos e reuniões informativas, entre outros.

Na quarta-feira, 19, de 14h às 16h, no Auditório II do centro de Estudos, acontece o treinamento da brigada de controle da dengue que vai forma agentes voluntários para detectar os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Além disso, há a intenção de tornar os profissionais do HGCC conhecedores dos riscos e das formas de eliminação dos focos, para uma atuação mais ampla e eficaz.

A formação irá contemplar, inicialmente, 20 participantes, que, em seguida, se tornarão multiplicadores, ou seja, eles transmitirão o que aprenderam aos demais profissionais dos diversos setores do hospital. É dessa maneira que o HGCC adota medidas para evitar a transmissão da dengue. Ações de estimulo das mudanças dos hábitos, como manter as ralos vedados, evitar o acúmulo de água parada e acondicionar corretamente os resíduos sólidos, como copos descartáveis, entre outras embalagens, estão inseridas no conteúdo a ser aplicado.

A iniciativa do treinamento e a formação da brigada surgiu por meios das reuniões com a Equipe Técnica do Programa Municipal de Controle da Dengue da Regional II e o Hospital César Cals, representado pela Gerência de Controle Ambiental da unidade. Como metodologia, o curso adotará recursos gráficos e material informativo, além da prática.

Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463