Vitória, que nasceu com 910 gramas, volta ao hospital esbanjando saúde

31 de janeiro de 2014 - 14:49

Os profissionais do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, receberam a visita da pequena Mirian Vitória Lima Barroso, que nasceu na maternidade do hospital no dia 27 de abril de 2012 com apenas 910 gramas e 34 centímetros. Nasceu bem antes do tempo da gestão de nove meses. Com 25 semanas, ou seja, seis meses de gestação, Vitória veio ao mundo. Agora ela está com um ano e nove meses de pura saúde e desenvolvimento, comprovados pela alegria e muito energia.

Gleyciane Lima da Costa, que é a mãe de Mirian Vitória, ainda lembra do medo que sentiu, à época, do nascimento da filha. Grávida pela primeira vez e a filha ainda nasceria prematura, ela se aproximava de um universo desconhecido. “Cheguei ao hospital com medo e sem esperança, mas o apoio da equipe me deu forças para acreditar”, conta uma orgulhosa mãe ao segurar a filha nos braços. Assim que nasceu, a bebê foi levada à Unidade de Terapia Neonatal onde passou dois meses em tratamento, com toda atenção especializada e humanizada.

Enquanto isso, a mãe recebeu todo apoio do Serviço de Acolhimento Materno. O Hospital César Cals garantiu vale-transporte diariamente, durante todo o tempo em que a filha ficou internada, alimentação, apoio psicológico e do Banco de Leite de Humano, além de terapia ocupacional e cursos formadores sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido. Foi com o auxílio dos profissionais do banco de leite que ela aprendeu a ordenhar o leite e levar para alimentar a própria filha, que também recebeu leite doado.

O Centro de Neonatologia “Ceneo”, do HGCC é referência na assistência ao recém-nascido. O cuidado intensivo está associado à política de humanização do atendimento, o que garante uma recuperação mais eficiente e com resultados comprovados. Mesmo com o apoio de uma avançada tecnologia, a atenção humanizada é relevante para a recuperação dos recém-nascidos, que começa logo após o nascimento.

Aleitamento

Willzni Sales Rios, coordenadora da Neonatologia do Hospital César Cals, enumera as diretrizes que são adotadas no hospital e que garantem o sucesso do tratamento neonatal. “Desde os primeiros minutos do nascimento, nós incentivamos a amamentação, colocamos o bebê em contato com a mãe, realizamos a ligadura tardia do cordão umbilical e propiciamos o primeiro olhar entre mãe e filho, que a reconhece”, explica a médica.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals