Aulão prepara profissionais de saúde para controle do sarampo

27 de janeiro de 2014 - 13:41

Mil gestores da saúde, médicos e enfermeiros das unidades básicas e hospitais públicos e particulares dos municípios de Fortaleza e da Região Metropolitana de Fortaleza participam nesta terça-feira, 28 de janeiro, do ¨Aulão sobre sarampo¨, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza em duas turmas de 500 participantes, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. O treinamento vai mostrar a situação epidemiológica do sarampo no mundo, no Brasil e no Ceará, a vigilância epidemiológica dos casos suspeitos, aspectos clínicos do sarampo, e principalmente destacar a importância do diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas, conduta clínica frente a um caso de sarampo, aspectos da vigilância laboratorial e imunização contra sarampo.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, foram notificados este ano 75 casos suspeitos de sarampo, até 24 de janeiro. Destes, 10 foram confirmados por critério laboratorial,  10 são suspeitos e 55 foram descartados pelos critérios clínico e laboratorial.  Dos casos confirmados,  seis são em menores de um ano de idade.

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, teve início nos postos de saúde de Fortaleza a campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado.  O dia “D” da campanha será no sábado, 1º de fevereiro, com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

Na campanha de vacinação, as crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da Região Metropolitana, a expectativa aumenta para 246.036 crianças vacinadas. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar aos postos os cartões de vacinação das crianças.      

Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de casos. A entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre atualizado. A vacina protege, com eficácia de 97%.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara