Modernização dobra capacidade de energia elétrica do HGF

21 de janeiro de 2014 - 12:08

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que nos últimos sete anos foi ampliado e reformado pelo governo do Estado, fica mais moderno para reforçar a segurança no atendimento aos pacientes. Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, será instalada a nova subestação de energia elétrica. A subestação atual utiliza três geradores com capacidade de 1.500 KVA de energia. Já a moderna subestação tem seis novos geradores, que dobram a capacidade para 3.000 KVA.

Na sexta-feira, durante todo o dia, para instalação dos novos geradores, equipes de engenheiros elétricos, eletrônicos e mecânicos, além de técnicos em eletrotécnica, farão o desligamento elétrico de alguns setores, como, por exemplo, dos ambulatórios. Os pacientes que estavam com consultas agendadas nesse dia foram remarcadas para outras datas, assim como a realização de alguns exames foi antecipada ou remarcada. Para reduzir a circulação de pessoas dentro do hospital, não haverá visitas aos pacientes. Os visitantes estão sendo informados de medida preventiva com antecedência. Informações pelo telefone 3101.3327

Funcionamento normal

Funcionarão normalmente os setores da emergência, UTI’s adulto e neonatal, hemodiálise de urgência, Unidade de AVC, centro de imagem para exames de emergência vão funcionar normalmente. Baterias extras foram adquiridas para segurança dos serviços e mais 100 unidades de iluminação de emergência e refletores que funcionam com baterias próprias.

Os trabalhos preventivos para o sucesso da operação do novo sistema de energia elétrica do HGF já começaram. O “Time de Resposta Rápida”, ligado à clinica médica do hospital, elaborou um plano de contenção que aponta as principais intercorrências clínicas, identificando os pacientes graves ou com potenciais complicações que podem ser encaminhados para os hospitais de apoio no dia do desligamento de energia. Todos os gestores dos hospitais que atendem pelo SUS já estão comprometidos em receber pacientes encaminhados pelo HGF. As centrais de regulação de Fortaleza e do Estado darão celeridade na regulação dos pacientes.

Operação preventiva

Na segurança do atendimento aos pacientes e também dos profissionais, de forma preventiva, foi montada uma mega estrutura, que inclui equipes de profissionais e ambulâncias do SAMU 192 do Polo I. Estarão também dando suporte à operação, já a partir das 7 horas, equipes do corpo de bombeiros, da Polícia Militar do Ceará e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Nos últimos anos novos serviços foram a demanda de atendimento do HGF aumentou consideravelmente e a aquisição de uma nova subestação é necessária para absorver o novo fluxo. Com a chegada dos novos geradores e a conclusão do processo de instalação, o hospital vai garantir melhores condições de segurança elétrica, cobertura e confiabilidade para todas as instalações.

Investimentos

Ao todo foram investidos 5 milhões e 400 mil Reais no novo sistema de energia elétrica do HGF, recursos do Governo do Estado, que contou com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Com a moderna subestação, chega a 40% a economia de energia elétrica em todas as unidades do hospital.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara