Primeiro encontro dos cuidadores de idosos será no dia 31

17 de janeiro de 2014 - 10:32

O grupo de cuidadores de idosos com demência do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do  Estado do Ceará, terá seu primeiro encontro de 2014 na sexta-feira, 31 de janeiro, às 13h30, no Auditório do Centro de Estudos, na Avenida do Imperador, 372, Centro. A primeira edição desse ano terá vai abordar as causas e os sintomas do Alzheimer, além de uma abordagem sobre as fases da doenças, que são três, a leve, a moderada e fase avançada, e suas respectivas características.

Os encontros dos cuidadores são realizados uma vez por mês no Hospital César Cals e buscam proporcionar apoio às pessoas que possuam algum familiar com a doença. Podem participar todos os cuidadores de pacientes atendidos no Ambulatório de Geriatria/Doença de Alzheimer do HGCC.

Os temas abordados estão de acordo com as dúvidas dos participantes, e buscam responder as principais perguntas sobre a doença. Além disso, são passadas as orientações essenciais sobre os cuidados, especialmente para o cuidador principal, aquele que assume toda responsabilidade e decisão no curso da doença. Numa abordagem simples, são realizadas rodas de conversa, nas quais as experiências individuais são partilhadas, palestras, oficinas, dinâmicas, apresentação de filmes educativos, informações e apoio emocional para minimizar a ansiedade, a insegurança e os medos.

Participam também das reuniões fonoaudiólogos, que explicam os procedimentos que envolvem a fala e a expressão, bem como compreensão e entendimento; terapeutas ocupacionais, responsáveis por oficinas e apresentação de trabalhos para estimular a memória do paciente, e ainda prevenção de quedas e adaptação domiciliar; nutricionistas, que buscam reforçar a importância da alimentação em relação à doença, com indicações de alimentos; e finalmente, psicólogos, essenciais para o suporte emocional. São cerca de 30 participantes em cada encontro.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals