Programa de Atendimento Domiciliar amplia atendimento em 2013

2 de janeiro de 2014 - 08:00

O Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, passou por muitas mudanças em 2013. O número de funcionários foi ampliado, passando de cinco para oito. O programa passou a contar com dois médicos, uma assistente social, um enfermeiro, uma técnica em enfermagem, uma nutricionista, uma terapeuta ocupacional, dois fisioterapeutas, além do motorista da equipe. O atendimento é uma continuação do que é feito no hospital, quando o paciente não tem mais indicação de internamento na unidade hospitalar.

O número de atendimentos realizados também aumentou em 2013. No ano de 2012, o PAD realizou cerca de 2433 atendimentos. Em 2013, esse número passou para quase 3500 atendimentos. O número de pacientes atendidos vem aumentando a cada ano. Foram cinco em 2011, 12 em 2012 e 20 pacientes, em 2013, preenchendo o número total de vagas ofertadas. Para o ano de 2014, o Hospital Geral César Cals pretende continuar a ampliação do número de vagas para o atendimento em casa, assim como o número de profissionais.

O programa foi implantado no ano 2000, apenas dois anos após a criação pelo Ministério da Saúde, e tem como princípio fundamental garantir uma assistência aos pacientes que necessitam de uma continuidade no tratamento e que pode ser realizado em casa. Com isso, há ainda a promoção do contato com a família, que participa efetivamente dos cuidados, e também uma contribuição para redução do risco de infecção hospitalar.

Para que o paciente possa ingressar no PAD, o médico responsável faz a solicitação e encaminha para o enfermeiro responsável, que realiza a avaliação do perfil. Em seguida, a assistente social vai até a casa da família para conhecer questões como a estrutura do domicílio, as condições físicas da moradia, as condições dos cuidadores e a salubridade do local. Depois do parecer dos três profissionais, o paciente recebe a alta hospitalar e admissão no programa. O hospital garante equipamentos e assistência profissional, bem como material médico.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge ( ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals